quinta-feira, 22 de março de 2007

Nandinho Reloaded?

Foi hoje anunciada (tema de capa, como não poderia deixar de ser), num jornal desportivo e numa revista semanal, que Luís Filipe Vieira pretende manter o actual treinador, Fernando Santos, para a próxima época.

Dado que o treinador é Benfiquista e não tem motivos de queixa aparentes - não deve estar a receber mal, é treinador de um dos maiores clubes do Mundo, a equipa encontra-se num muito bom momento de forma - é dado quase adquirido que Nandinho estará à frente da equipa na próxima época.

Uma notícia destas dá, naturalmente, azo a várias observações.

Antes de mais, tenho de referir que Nandinho nunca foi "o meu treinador". Desde o dia em que foi anunciado (por coincidência, foi no dia da benção das fitas e do jantar de finalistas; e até foi Deusébio a dar-me a notícia...) que nunca me conformei com a escolha deste treinador.

Disse, no dia do anúncio - mais uma vez, Deusébio estava presente, assim como outros colaboradores d'O Grémio que se encontravam nesse jantar - que Nandinho não é treinador para o BENFICA.

E não o é por vários motivos, mas acima de tudo, porque lhe falta MÍSTICA. Para ser treinador do BENFICA, não basta ser Benfiquista (senão existiriam mais de 167 000 treinadores...), é preciso saber gerir a equipa, aguentar a pressão da maior massa associativa do Mundo, garantir o respeito dos jogadores, superar o adverário a nível táctico e ter ganas de vencer.

E Nandinho falha em muitos destes aspectos. Contudo, e embora contrariamente ao meu desejo, Nandinho continuará a ser treinador do BENFICA e, como tal, o meu treinador. As suas vitórias serão as vitórias de todos nós.

Ainda assim, considero importante, quanto mais não seja para O Grémio, listar alguns aspectos a melhorar - uma espécie de dos and don'ts...

- Rotatividade: chega de desculpas. Todos sabemos que o orçamento do BENFICA é inferior à maioria das equipas de topo da actualidade e, como tal, isso se reflecte no plantel (acima de tudo, no banco). Contudo, não somos propriamente um clube das divisões regionais! Será que Nandinho tem tão pouca confiança na equipa ao ponto de se mostrar reticente em alterar o 11 inicial? Dêem-se oportunidades aos jogadores! Será legítimo que jogadores como Miguelito e Moreira (e Karagounis, antes da suspensão de Nuno Assis) passem quase uma temporada inteira sentados no banco de suplentes? O facto do treinador alterar, de tempos a tempos, a equipa inicial não é sinal de falta de confiança nos titulares habituais. É, isso sim, uma forma de mostrar aos outros jogadores que o técnico também conta com eles!

- Substituições aos 90': é que já irrita! Até compreendo que um treinador queira guardar um jogador para os minutos finais da partida, não vá haver uma lesão. Mas DUPLA SUBSTITUIÇÃO aos 91', como já vi, é ridículo! O grande problema é que estas substituições tardias, associadas à falta de rotatividade da equipa, se reflectem depois num cansaço acumulado em alguns jogadores (como se está a ver agora em Katsouranis). Não se esqueçam que os pontos conquistados (ou perdidos) no final da época também contam!

- Moral dos jogadores: deriva dos dois problemas anteriores. Um jogador que raramente entra na equipa e, quando o faz, apenas joga nos minutos finais, nunca poderá ser um jogador moralizado, o que é um problema para a equipa. Imaginem agora 13 problemas destes - são 13 os jogadores "suplentes" no BENFICA.

Poderia enumerar mais alguns aspectos, mas estes são mesmo os mais importantes.


Está Nandinho a fazer um bom trabalho? Creio que sim. Embora não fosse a minha escolha para treinador do BENFICA, tenho que lhe reconhecer mérito.

O BENFICA está a apenas 1 ponto do primeiro classificado (que se desloca à Luz na próxima jornada) e encontra-se neste momento nos quartos-de-final de uma competição europeia. Nada mau.

Esperemos que Nandinho consiga melhorar estas 3 falhas enumeradas, embora a responsabilidade não recaia apenas sobre os seus ombros, pois Luís Filipe Vieira terá vários desafios durante o próximo defeso. Miccoli, Simão e Luisão são três nomes que foram por já várias vezes mencionados pela imprens desportiva internacional como possíveis transferências. Caberá à Direcção mantê-los no Glorioso ou, se tal não for possível, encontrar sucessores à altura.

É tudo o que tenho a dizer por agora, sem contudo deixar de desejar toda a sorte do Mundo ao treinador do meu clube (mesmo sendo ele Nandinho) antes de concluir a minha dissertação.

FORÇA BENFICA, FORÇA ASSIS, E SIM, FORÇA NANDINHO!

4 comentários:

Deusébio disse...

Para começar, nao sao 161il mas sim mais de 167.000 sócios!

depois, acho q sim, que o engenheiro deve ficar, se bem que ainda nao ganhou nada. Mas penso que nao e a mudar de treinador todos os anos que se chega a algum lado.

Toda a gente o criticou no incio de epoca, pela tactica que escolheu (a do losango)...a equipa nao jogava nada e sofria mtos golos...bom mas e natural que levba algum tempo ate que uma equipa encaixe num sistema tactica completamente diferente daquele que vinha jogando a 3 epocas (a tactica do camacho).

O que é certo é que este táctica se revela realmente bastante produtiva. A equipa, por norma, joga bem e acima de tudo masrca bastantes golos. Porém, esta tactica exije sobretudo aos elementos do meio campo grande disponibilidade física. Como tal, exije-se tb alguma rotivivdade...

E aqui esta o grande erro do engenheiro, nnc roda estes jogadores, e como tal nota-se perfeitamente que o cansaço esta a atacar a equipa e isso reflecte-se em exibições menos boas e menor eficacia e caudal ofensivo.

É verdade que tb tem o Assis e o Maestro lesionados/castigados, mas tb é verdade que tem lá o Coimbra, que podia e devia ser utilizado mais frequentemente e nao só nos ultimos 5 min (isto ate é ofensivo para um jovem que se pretende afirmar na equipa).

Enfim, espero que ele aprenda com os erros desta epoca e os corriga de modo a termos um BENFICA ainda mais forte e mais competitivo em todas frentes!

FORÇA BENFICA!! FORÇA ENGENHEIRO!! FORÇA NUNO ASSIS!!

Legion disse...

Desculpa aí o erro do nº de sócios, deusébio... vou já corrigi-lo.

eu confesso q gosto mais de ver o Benfas a jogar em 4x3x3, mas a tenho que reconhecer que este sistema do losango, dps de trabalhado, se tem revelado muito eficaz!

vejo que concordas comigo em relação à falta de rotatividade... e estou certo que o joão coimbra partilha da nossa opinião!

se tudo correr bem, o engenheiro vai rever estes aspectos...

FORÇA BENFAS!!

Anónimo disse...

Eu até sou apologista da continuidade, da estabilidade do plantel, mas agora, defender um treinador como o Fernando Santos, epá não me lixem.

Conhecido cagarola, tal perfil não se adequa a um clube que deseja espalhar mística pelos 4 cantos do mundo. A táctica do losango não dá os frutos que seria de esperar (ou não), e ainda por cima estamos a "queimar" as qualidades técnicas e tácticas de certos jogadores para aplicar esta táctica (refiro-me ao simão a jogar no meio, ao karagounis a jogar na esquerda, e ao katsouranis na direita).

E mais. Qual é a desculpa para preferir o Moretto, já referido aqui como cepo, a um jogador de alto gabarito e formado nas nossas escolas como é o caso do Moreira? Que ele prefira o Quim eu entendo. Não é difícil preferir o melhor guarda redes português para jogar a titular. Agora o Moretto???

E ainda mais. Relembro os ilustres que apenas não nos passámos a fase de grupos da champions graças a esse palerma, que sempre com uma atitude cagarola nos custou valiosíssimos pontos em alturas onde uma vitória seria o único resultado aceitável.

Eis o meu veredicto. Desde que ele ganhe o campeonato (não sei se ele vendeu a alma ao diabo ou se tem uma ferradura enfiada no esfíncter) é na boa, na medida em que não atribuo a esse indivíduo a responsabilidade das vitórias do BENFICA (temos grandes jogadores e já o temos provado). Mas defendo que se o tipo não ganhar o campeonato, meus senhores: troquem-lhe a ferradura no rabo por um belo pontapé nas nalgas que o tipo não faz cá falta nenhuma!

E mais não digo! Viva o BENFICA!

Deusébio disse...

É verdade que o enginhocas não é um grande treinador, mas tb é verdade que até hoje não tem feito uma má epoca...tem bons jogadores é verdade, mas tb já cá tivemos "treinadores" que tb tinham bons jogadores e so faziam merdas!!

Qto ao losango, pode ser verdade que alguns jogadores não estão a jogar exactamente no seu lugar, mas tb é verdade que a tactica se tem revelado bastante eficaz e produtiva!!

O unico prob é que o engenheiro parece q so tem 11 jogadores...e como tal a equipa está bastante cansada, e n tem feito tao bons jogos!

Força Benfica!