sexta-feira, 16 de março de 2007

Noite de sofrimento!

Que noite a de ontem! Sofrimento, ansiedade e nervosismo que acabaram em mais uma grande alegria para os milhões de benfiquistas (3-1). A noite prometia ser de festa, o estádio praticamente cheio, muita fé e acima de tudo uma equipa com jogadores que nos dão bastante confiança.

Porém, ao contrário do que o engenheiro tinha dito, o BENFICA entrou mal no jogo, e permitiu que logo nos primeiros 5 minutos o PSG criasse perigo. Até que aos 12 minutos numa jogada de insistência de Nuno Gomes, este consegue isolar Simão que só teve de empurrar para o fundo das redes, e o mais difícil estava feito! A Luz transbordou de alegria e mística e toda a gente cantava. O BENFICA moralizou-se com o golo e praticava agora um futebol de muito boa qualidade com várias ocasiões de golo a sucederem-se (uma bola à barra e outra ao poste). Até que aos 26 minutos num lance de génio de Petit (chapéu perfeito do meio da rua) o Glorioso fazia o 2-0. Mais uma bofetada do pitbull nos nojentos dos comentadores / jornalistas desportivos que só sabem dizer que Petit só dá porrada. Se no 1º golo o Inferno tinha explodido, imaginem agora…durante cinco minutos fez-se a onda mexicana nas bancadas que só terminou com um golo (completamente contra a corrente do jogo) do açoriano Pauleta. Anderson, deixa escapar escandalosamente o Pauleta que cabeceia à vontade para a baliza. No entanto, Moretto pareceu um pouco mal batido. O BENFICA, tal como acontecera em Paris, tremeu (ninguém percebe como é possível que uma equipa se transfigure tanto só por causa de sofrer um golo!) e o PSG teve hipótese de empatar a partida numa confusão na área que acabou com a bola a rasar o poste. O Glorioso precisava do intervalo para serenar.

Ao intervalo saiu Karagounis (não sei se lesionado ou por opção) e entrou o jovem João Coimbra. Apesar de se pensar que o BENFICA iria entrar novamente de rompante e decidir a eliminatória de uma vez por todas, a situação manteve-se idêntica à do final do 1º tempo. Com a saída de Karagounis o BENFICA perdeu posse de bola e capacidade ofensiva, tendo o PSG aproveitado para ir várias vezes lá à frente, no entanto sem nunca criar verdadeiro perigo (os lances mais perigosos foram sempre de canto). O Glorioso jogava, diga-se com toda a franqueza, mal. Não havia ligação entre os sectores e recorria-se constantemente ao pontapé para a frente a ver se isto dá em alguma coisa. Até que aos 76 minutos o engenheiro trocou Miccoli por Derlei. Com a entrada do ninja, o ataque ficou mais fresco e rápido e o BENFICA começou a pressionar mais. Aos 85 minutos, Léo faz uma correria pelo corrdor lateral esquerdo e entra na área onde é claramente derrubado (não gostei de ouvir alguns comentadores disserem que é muito forçado o penalty…por amor de deus, é mais que evidente que o Léo é ceifado pelas pernas!). Simão encarregou-se de carimbar a tão ansiada passagem aos quartos de final da prova.

Agora aqui ficam as minhas notas individuais:
Moretto (5) – Grande surpresa a entrada de Moretto para a baliza do BENFICA. Entrou bem como uma boa defesa, mas aos poucos foi ficando intranquilo (talvez por causa dos assobios – incompreensíveis diga-se). No lance do golo parece que foi mal batido, porém na segunda parte esteve em bom nível.
Nélson (5) – Mais um mau jogo deste jovem que tantas alegrias já deu…o PSG criou todos os lances de perigo pelo seu lado. A ala direita da defensiva encarnada parecia uma auto-estrada. A atacar é melhor nem falar. Apenas contabilizei um bom centro. Se calhar um jogo no banco não lhe fazia mal.
Anderson (4) – Outro desastre na defesa. Mas que cérebro é que este gajo tem na cabeça? Muitas culpas no 1º golo, e raramente conseguiu ganhar lances ao açoriano. Espero que quando Luisão recuperar, Anderson vá passar uns tempinhos no banco.
David Luiz (8) – Não fosse este jovem realmente de grande qualidade e não sei como teria sido. Um jovem que vem da 3ªdivisão do Brasil (sem experiência nenhuma) para jogar logo na UEFA saiu-se muito bem. Certamente esperaria que o seu companheiro de defesa o “ajudasse”, mas os papéis pareciam os contrários.
Léo (7) – Fez um jogo razoável tanto a defender como a atacar. Fica intimamente ligado ao último golo, quando numa jogada brilhante ganhou um penalty.
Petit (9) – Mais uma exibição brilhante do Pitbull! Varreu tudo lá atrás, deu animo aos companheiros e marcou um golaço! Que continue assim!
Katsouranis (7) – O grego está bastante cansado fisicamente e isso reflecte-se no jogo do BENFICA. Aquela bola à barra se entrasse, era um golo do outro mundo! Precisa rapidamente de descansar (aliás vai fazê-lo agora contra o Estrela, mas mais uma vez numa fase decisiva da época vêm as merdas dos jogos da selecção estragar tudo! Conclusão ele não vai descansar e vai vir ainda pior!).
Karagounis (7) – Estava a jogar bastante bem e ainda enviou uma bola ao poste. A sua saída prematura (ao intervalo) impede uma melhor pontuação. Espero que não se tenha lesionado, senão na Reboleira não temos jogadores.
Simão (9) – Mais dois golos e já está no top tem dos melhores marcadores da Europa! Apesar disso não fez uma exibição brilhante, mas os dois golos são o que mais conta. Teve a calma de um campeão quando foi marcar o penalty. Também me parece que precisa de descansar um pouco (mas tal como o Katsouranis a selecção vai estragar tudo!).
Nuno Gomes (7) – Brilhante a assistência para o 1º golo da noite. Esteve na generalidade bem, mas muito nervoso na altura de rematar à baliza. Saiu aos 90 minutos.
Miccoli (7) – Teve uma grande jogada na 1ª parte com o remate a sair ligeiramente ao lado. Porém está a precisar de facturar para ganhar mais confiança. Saiu aos 76 minutos.
João Coimbra (7) – Teve o azar de entrar no pior momento da equipa e como tal esteve também bastante nervoso nos primeiros 15 minutos da 2ª parte. Depois começou a assentar o jogo e recuperou inúmeras bolas. Os assobios que por vezes ouvia são inacreditáveis e inaceitáveis!
Derlei (6) – Entrou aos 76 minutos para o lugar do Miccoli, no sentido de dar mais velocidade ao ataque e consegui-o de certa forma. Se naquele contra ataque venenoso o Simão lhe tivesse endossado a bola em melhores condições, talvez tivesse conseguido marcar o seu 1º golo!
Paulo Jorge (-) – Entrou aos 90 minutos para queimar tempo. Acho que nem chegou a tocar na bola.
Fernando Santos (6) – A entrada de Moretto para titular não se percebe, mas ele lá tens as suas razões. O Karagounis se saiu por motivos técnicos foi um erro bastante grave. Quanto ao resto, pouco ou nada podia fazer, mas claramente a equipa está a pagar a factura de ter jogado sempre com os mesmo jogadores imensos jogos seguidos. A mania de nunca fazer substituições a horas decentes está a ter consequências graves agora, com jogadores a lesionarem-se e outros com excesso de cansaço que como tal estão em sub rendimento.
Espectadores (5) – Cerca de 62 mil espectadores compareceram no apoio à equipa. Até ao golo do PSG estiveram irrepreensíveis, apoiando sempre e fazendo a festa, se bem que após o 2º golo me pareceu que a euforia foi demais (a eliminatória não estava de todo ganha) e isso passou para os jogadores (o que não é bom). Após o golo do PSG foi o descalabro, começaram os assobios inaceitáveis à equipa e pior vinha mesmo a acontecer quando num lance confuso na área o Moretto se lesionou e começou meio estádio a gritar por Moreira, mas que merda vem a ser esta? Tudo bem, que podem não gostar do Moretto (eu também não gosto), mas se naquele momento está a jogar pelo BENFICA temos de apoia-lo sempre! As pessoas parece que queriam que ele sofresse golos…para poderem dizer que afinal tinham razão e o Moreira era melhor. Se o treinador o escolheu nós só temos é de apoiar essa escolha e ponto final. Passei-me completamente quando ouvi esse cântico e quando sempre que tocava na bola era assobiado. A essas pessoas só digo uma coisa, não podem ser benfiquistas e como tal não venham aos jogos por favor! Não fazem cá falta nenhuma e todos nós benfiquistas a sério agradecemos.

SÃO AZUIS, MAS VIVA O BENFICA!! E FORÇA NUNO ASSIS!!

Sem comentários: