sexta-feira, 9 de março de 2007

Acerto de contas na LUZ

É com muita tristeza que hoje escrevo esta crónica sobre o jogo da 1ªeliminatória dos oitavos de final da Taça UEFA.

Tudo começava bem, pois o tão especulado apoio ao BENFICA falado durante toda a semana era realmente muito, e quando aos 10 minutos Simão pôs o Glorioso em vantagem, tudo parecia encaminhado para mais uma noite de glória...Porém a 10 minutos do intervalo, Luisão ressentiu-se da lesão no joelho e teve de sair dando lugar ao jovem David Luiz que nem tempo teve para aquecer. O PSG apercebendo-se disso e do facto de ser a 1ª vez que o brasileiro ia jogar pressionou e dois minutos depois conseguiu mesmo o empate nunca lance em que Pauleta tem um pouco de sorte e David Luiz (ainda frio) não chega à bola e engana Quim. O nosso maior receio estava confirmado...perante a necessidade de alguns minutos para o jovem se poder adaptar ao jogo, um golo do PSG foi o pior que podia acontecer! Mas não ficou por aqui. A equipa sentiu o golo e não era capaz de trocar a bola, como tão bem tinha feito até ali, e num lance já dentro da área e junto á linha de fundo, Anderson é comido indecentemente e permite que o PSG se adiante no marcador. E todos aqueles 30 minutos de futebol distinto tinham desaparecido...o BENFICA necessitava do intervalo urgentemente!

Na 2ªparte, Fernando Santos manteve a mesma equipa e notou-se claramente mais segurança e menos nervosismo na equipa, especialmente na defesa. João Coimbra e Karagounis transportavam o jogo do Glorioso para a frente que ainda teve duas flagrantes oportunidades para empatar a partida! Porém o azar continuou e a meio da 2ªparte foi a vez de João Coimbra se lesionar...Porém o resultado iria manter-se assim até ao fim.

Duas notas finais para João Coimbra e o estreante David Luiz. Na minha opinião João Coimbra (que entrou para o lugar do indisposto Katsouranis) cumpriu a tarefa que lhe era destinada com distinção. Penso que fez um excelente jogo, e tendo em conta que o normal dele é jogar 4 a 5 minutos por jogo...Entendeu-se bem com os companheiros e não sentiu qualquer dificuldade em se adaptar ao esquema táctico. Cortou inúmeras bolas e começou muitos contra ataques. Tem bom toque de bola, protege-a bastante bem e tem boa visão de jogo. Parece-me um miúdo com futuro! Quanto ao Davis Luiz, apesar de ficar ligado ao 1ºgolo do PSG (convém também lembrar que ele nem aqueceu e que foi o primeiro jogo que ele fez), parece-me que na 2ªparte mostrou algumas qualidades e não me parece ser um mau jogador. Fernando Santos deve testa-lo mais vezes para se saber se vale a pena comprar o passe deste brasileiro no final da época!

Coloca-se também uma questão importante depois deste jogo...não terá o engenheiro cometido mais erro, quando nas Aves pôs o Katsouranis a central e não deu minutos a este jovem? Obviamente que ele não sabia que o Luisão se ia lesionar num jogo da UEFA, mas é uma situação possível, por isso, não teria sido mais racional ter testado o miúdo num jogo de menos responsabilidade e mais calmo? Acabou por não sair tão mal, mas se as coisas correm mal, a eliminatória podia neste momento estar perdida...

Agora aqui ficam as minhas notas individuais:

Quim (7) - Enganado no 1ºgolo e no 2º nada podia fazer. Também estava um pouco nervoso naqueles últimos minutos da 1ªparte, de resto esteve bem!
Nélson (7) - Começou muito bem o jogo, e esteve na assistência para o golo de Simão, mas aos poucos voltou ao normal dos últimos jogos...de vez quando parece que tem paragens cerebrais!
Anderson (6) - Esteve bem até à substituição de Luisão, depois foi um desastre! Teve muitas culpas no 2ºgolo e foi papado várias vezes daí em diante...melhorou ligeiramente na 2ªparte.
Luisão (7) - Esteve bem até se lesionar...O PSG não conseguia passar por esta barreira! Saiu aos 33 minutos lesionado.
Léo (7)- Fez um jogo normal, esteve bem a defender na generalidade dos lances e ainda foi algumas vezes lá à frente.
Petit (7) - Esteve uns pontos abaixo das últimas exibições. Aqueles passes de 30 metros que costuma fazer, ontem não saíam bem...
João Coimbra (8) - Grande jogo do miúdo. Tal como eu já venho referindo desde à muito tempo, este miúdo merece mais confiante por parte do treinador do que aqueles habituais 5 minutos. Saiu lesionado aos 72 minutos.
Derlei (6) - Voltou a ter uma oportunidade flagrante para marcar e voltou a desperdiça-la...continua sem convencer. Saiu aos 69 minutos mas devia ter saído antes.
Simão (7) - Mais um golo para o capitão e mais um de cabeça! Esteve bem na 1ªparte. Na 2ª pareceu um pouco cansado e a equipa ressentiu-se não conseguindo produzir muitas situações de perigo.
Miccoli (7) - Esteve muito sozinho. Teve ainda duas boas oportunidades para marcar, mas não conseguiu acertar na baliza.
David Luiz (7) - Entrou aos 33 minutos para o lugar de Luisão. Tal como já referi em cima, esteve ligado ao 1ºgolo. Porém depois de aquecer e de acertar com a sua posição fez uma exibição agradável, jogando muitas vezes em antecipação e sempre decidido. Precisa de mais oportunidades para provar o que vale.
Nuno Gomes (6) - Entrou aos 69 minutos para o lugar de Derlei. Penso que podia ter entrado mais cedo, pois a equipa precisava de alguém que segurasse a bola na frente e Derlei não o estava a fazer.
Beto (6) - Entrou aos 72 minutos para o lugar do João Coimbra. Teve algumas dificuldades em cumprir o que o treinador lhe dizia, mas também não comprometeu.
Fernando Santos (6) - Os únicos dois erros que lhe aponto são o facto de ter posto o Derlei a titular e de o Nuno Gomes ter entrado muito tarde. De resto acho que fez bem em apostar no João Coimbra (uma vez que o Katsouranis estava indisposto). Penso também que não devia ter mandado a equipa abrandar quando estavamos a ganhar 0-1 e a dominar por completo o jogo.
Espectadores (8) - Cerca de 36.000 espectadores marcaram presença no Parque dos Príncipes, cerca de metade eram do BENFICA. Gostei do apoio que veio das bancadas durante grande parte do jogo. Na LUZ vamos precisar de 65 mil a apoiar de início ao fim o Glorioso para podermos seguir para os quartos!

Uma nota final para o arbitro inglês Graham Poll. Os "árbitros" portugueses que revejam este jogo e aprendam o que é fazer uma arbitragem isenta e com qualidade! Que saudades que o pessoa sente de ver um jogo em que os únicos protagonistas são os jogadores. O árbitro passou completamente despercebido e é assim que tem de ser!

SÃO AZUIS, MAS VIVA O BENFICA!! E FORÇA NUNO ASSIS!!

3 comentários:

Legion disse...

Caro Deusébio, é uma pena que esse post tenha que comentar uma derrota do Benfica, mas eu nunca deixarei de acreditar no nosso Glórias!

Apenas alguns comentários...

João Coimbra: não comprometeu, mas não acho que tenha feito uma exibição brilhante. Vai ser mais um Calado ou um Bruno Aguiar... nada de deslumbrante, mas não compromete (espero estar errado!!)

Beto: isso de o homem n ter comprometido é muito relativo... Houve lá um atraso que ele fez que aquilo esteve muito perto de dar em golo...

Nandinho: já nem sei o que dizer... Pelo menos neste comentário não terei que me referir às substituições aos 91'... Mas concordo contigo: o Ninja devia ter saído mais cedo, e David Luiz deveria ter sido utilizado no jogo das Aves, de modo a que Luisão estivesse apto para este jogo.

Reparei que não houve lugar a notas de desprezo... Também não as farei, porque FELIZMENTE vi o jogo num restaurante onde a TV estava sem som... Karel Gaúcho bate qualquer "comentarista" deste país! :-D Além disso, quando cheguei a casa não liguei a TV, portanto não pude ouvir a "brilhante" análise do mal-vestido-e-com-corte-de-cabelo-ridículo Rui Santos...

FORÇA BENFICA! PARIS NÃO ARDEU, MAS O INFERNO DA LUZ TEM MAIS CHAMA!!!

Deusébio disse...

Qto ao João Coimbra acho q esta completamente errado! Ele nao vai ser nenhum calado e companhia...

O beto, pah desde q a merda q faça nao dê em golo já nao é mau!

No q duz respeito ao engenheiro, acho q ta td dito...

As notas de repudio e nao desprezo, so existem depois das jornadas da Liga Bwin e se se justificarem!

Este rui santos esse rui santos, não sei como e q alguém ainda lhe dá emprego!

Ficamos então à espera desse jogo na 8ªmaravilha do mundo que é a nossa Catedral!!

Mas 1º temos de passar o porco B e so dps pensar no PSG.

Força Benfica!!

Legion disse...

esse rui santos já anda a enganar muita gente há demasiado tempo...

como é q um homem desses tem direito a ter um programa exclusivo na sic notícias? não se ponha a pau que qualquer dia aparece lá o Filipe Vieira! (ENORME momento do Dia Seguinte!)

Eu acredito sempre no BENFICA, contra Porcos A, B ou C...

FORÇA BENFICA!