segunda-feira, 12 de março de 2007

Cepos do Novo Milénio - SLB nº4

Começo desde já por pedir desculpa aos nossos leitores, pois por motivos profissionais, esta rúbrica tem estado ausente d'O Grémio.

Desculpas pedidas, vamos passar ao que interessa. O jogador que hoje vos apresento não entra na categoria dos Piores Jogadores que alguma vez pisaram o majestoso tapete do Estádio da Luz.

Digo mesmo mais, que era dos jogadores mais esforçados da equipa. Contudo, para envergar o manto sagrado, não basta o esforço, é preciso talento.

E é por isso que Andrade é o cepo desta semana. Creio que todos os que lerem este post certamente partilham a minha opinião, quando digo que este era um jogador esforçado, mas faltava-lhe classe para jogar n'O Glorioso.

E até nutro alguma simpatia por Andrade, uma vez que começou a jogar futebol, ainda amador, no Desportivo Domingos Sávio, clube de índole social, que desde sempre lançou bons jogadores no futebol português.

Andrade iniciou a sua carreira profissional ao serviço do Estoril-Praia, quando este clube se encontrava ainda na I Divisão, na época 92/93. Aí permaneceu até 1995, acompanhando, entretanto, a equipa, e Fernando "Nandinho" Santos, no mergulho para a II Divisão.

Nas três épocas seguintes, Andrade vagueou por clubes menores da I Divisão, como Estrela de Amadora, Sporting e Belenenses. A imagem à esquerda revela Andrade pronto a entrar em campo (alguém sabe quem é o treinador?).

Em 1998, Andrade atinge o ponto máximo da sua carreira, ao aceitar o convite (quem o poderia recusar??) do Benfica.

Cinco épocas ao serviço do Benfica (incluindo uma de empréstimo ao Sporting de Braga) confirmaram aquilo que muitos desconfiavam... Muito suor, muita raça, muita entregue, mas talento, nem vê-lo.

Aliás, tamanha era a entrega, que Andrade tinha sempre um lugar garantido nos clássicos. Muito terror devem ter sentido os jogadores tripeiros e lagartos quando se aproximavam do meio campo benfiquista, vendo os pitons das duas chuteiras de Andrade deslizando em direcção às suas canelas...


Cinco épocas ao serviço d'O Glorioso parecem ter causado boa impressão nas Canárias, viajando Andrade para Tenerife, para uma época na 2ª Divisão Espanhola. Em 2004 dá-se o regresso a Portugal. Andrade alinhou por duas épocas pela Académica de Coimbra. Muito sinceramente, não sei por onde anda Andrade nestes dias, mas onde quer que seja, certamente continua a provocar terror nos avançados da equipa adversária...

Não há muito mais a dizer porque, como já disse, este preenchia a vaga do jogador esforçado, mas sem qualquer talento - o que acabou por se revelar como um dos maiores clichés do futebol português dos anos 90...

Era um jogador que, se aparecesse nos dias de hoje, teria feito carreira em clubes do meio da tabela. Apesar de não o mostrar em campo (tantos foram os cartões mostrados), Andrade foi um jogador inteligente, tendo plena consciência das suas capacidades (certamente não se achava um Maradona), e aproveitando as oportunidades que se lhe depararam (já pode dizer aos netos que jogou n'O Glorioso).

Muito esforço, mas nada de técnica, o que faz dele um Cepo do Novo Milénio.

SÃO CEPOS, MAS VIVA O BENFICA!!!

3 comentários:

Deusébio disse...

E a cancragem continua!! Esse Viva o BENFICA a preto diz tudo!

Mas passando agr ao comment a este novo cepo!! Perante tudo o q este jogador fez ou n fez no BENFICA acho perfeitamente normal que pertença a esta categoria de CEPO do novo milénio.

Lembro-me perfeitamente da pele que ele deixava em campo, ams por vezes isso não é suficiente! AO suor é preciso juntar alguma técnica e magia! coisa q nao abundava nos pés deste jogador.

Era o jogador ideal para aqueles jogos mais durinhos e para por em sentido a equipa adversária!!

Fico a espera do nº5, quem será? Bruno Caires, Rui Baião ou Carlos Bossio?

Legion disse...

caríssimo, o Benfas a preto foi só engano, n é cancrada...

em relação ao andrade, pronto, n há muito a dizer... muito esforço, mas talento nem vê-lo...

NO ENTANTO, tenho q dizer q há pessoas q apreciam muito este tipo de jogadores, tanto é q a informação e imagens presentes neste blog foram recolhidos num FANSITE DO ANDRADE!!! (é mesmo verdade!)

VIVA O BENFICA!!

Deusébio disse...

tb é verdade isso!! eu tb sou / era admirador do Fernando Aguiar!! Acho q tecnica nao era com ele, mas gostava do gajo a jogar!! e mm no ultimo jogo ao serviço do Benfas ele mostrou q afinal até tinha alguma magia, qdo fez a finta á ZIDANE!