segunda-feira, 2 de abril de 2007

Tudo na mesma

É com uma tristeza enorme que escrevo hoje o post relativo ao jogo de ontem, e com a convicção que podíamos perfeitamente ter ganho o jogo contra aqueles animais, aliás se o jogo tivesse mais 10 minutos tínhamos ganho de certeza.

Desde sexta feira que tal como muito outros entrei em estágio para o jogo e à medida que o jogo se aproximava comecei a sentir aquele nervoso miudinho típico nestes grandes duelos. Tal como faço em todos os jogos, comecei (1,30h antes do jogo) a romaria em direcção à Catedral da Luz e nem sei como a descrever...vermelho por todo o lado, famílias inteiras todos na mesma direcção. Quando passei pelas roulotes da bifana e da sandes de courato era incrível o mar de gente que se via, quase cortando o trânsito que corria a conta gotas. O cenário estava perfeito! Aquando da entrada das equipas, o estádio estava ao rubro gritando SLB SLB e formando uma coreografia bonita (como a imagem o demonstra).

Porém, após o apito inicial do árbitro, rapidamente se percebeu que a equipa não estava a corresponder a toda a expectativa que os milhares de adeptos traziam e parecia estar mais nervosa do que nós. A 1ª parte foi bastante mal jogada, com o porco a "dominar" as operações mas sem com isso criar grande situações (excepção para aquele lança que Quim resolveu de forma exemplar!). O BENFICA apenas dispôs de 2 ocasiões de golo, uma por Miccoli e outra por Karagounis (para mim o melhor em campo, a par do redes dos porcos e do central que agora também quer ir à selecção). Os porcos num lance de bola parada aos 43' adiantaram-se no marcador, muito por culpa do Anderson que deixa inacreditavelmente o pepe escapar. Como é possível que se deixem surpreender por este lance? Em todos os jogos nos lances de bola parada os porcos fazem sempre o mesmo, ou seja, o lucho simula que vai à bola e depois é o pepe que cabeceia. Parece que a equipa não fez o trabalho de casa...

O intervalo chegou com o resultado em 0-1, diga-se de passagem que se fosse 0-0 até seria mais justo, mas enfim o principal culpado disto foi o BENFICA que simplesmente não jogou aquilo que sabe. É verdade que a desinspiração do Simão e a péssima forma do Katsouranis foram determinantes para que o Glorioso nunca conseguisse dominar o meio campo. Exigia-se portanto uma alteração drástica na atitude da equipa e talvez na saída de alguns jogadores, porém conhecendo o engenheiro, isso não seria muito provável...Mas o que é facto é que trocou o Katsouranis pelo Maestro.

Mal começou a 2ª parte notou-se logo que o BENFICA vinha com outra atitude e muito mais motivado. A mexida no meio campo foi determinante. O Glorioso dominou a 2ª parte inteira de uma forma avassaladora e convincente, praticamente não deixando os porcos trocarem a bola (excepção feita a 2 ou 3 contra ataques perigosos, um deles no último segundo que o grande renteria desperdiçou de uma forma simplesmente inconcebível). Agora sim estávamos a ver o BENFICA a jogar à BENFICA. Porém na hora de atirar à baliza as coisas não estavam a correr muito bem, tendo o Glorioso falhado alguns golos quase certos. Já perto do final do jogo e quando se temia que no dia das mentiras acontece uma grande mentira, no seguimento de um lance de bola parada, o jovem central David Luiz desvia a bola que vai embater no poste e que ressalta para o peito de Lucho e acaba por entrar na baliza. Curioso os comentários de muita gente "que golo de sorte!", "só com auto-golos". Enfim, é incrível que esta gente que não sabe o que diz...para além do golo ser mais que merecido, vejamos bem o lance. David Luiz cabeceia ao poste (logo aqui algum azar), a bola bate ligeiramente na parte de dentro do poste, e como tal podia perfeitamente ter entrado (mas não, ressaltou para fora), ao lado do lucho estava o Derlei (se ressaltasse para ele era golo certo). Portanto, o que vejo é que se a bola não entrasse seria um lance de muito mais sorte para os porcos do que foi para o BENFICA o facto de ela ter entrado. Tenho a certeza de que se a bola não entrasse, não iria ouvir comentários do tipo "porcos tiveram sorte naquele lance", "porco com galinha preta na baliza" ou "porco bafejado pela sorte". Enfim, mas o que é certo é que o BENFICA não desacelerou com este golo, apesar de faltarem pouco mais de 10 minutos de jogo. Continuou à procura do golo, que não surgiu por duas ocasiões flagrantes porque o sr redes do porco (que abriu o livro no funchal e em stamford bridge) fez duas excelente defesas. O jogo acabaria com um 1-1 final, e diga-se que foi um resultado injusto para o BENFICA que dipos das melhores oportunidades e fez uma 2ª parte de luxo.

Um nota final para a arbitragem habilidosa que se verificou após o golo do BENFICA, tendo o jogo sido permanentemente parado, para quebrar o ritmo de jogo, por faltas a favor do porco inexistentes. Obviamente são situações que não influenciam directamente o resultado do encontro, mas naquela fase do jogo fazem moça!

Agora aqui ficam as minhas notas individuais:

Quim (8) - Na 1ª parte quando foi chamado a intervir esteve sempre bem (aquele lance com o macaco adriano foi simplesmente espectacular). No golo, há quem diga que teve culpas...na minha opinião ele não podia fazer nada, a bola foi sempre a fugir-lhe, embora se tivesse tentado socar a bola talvez ganhasse uma falta devido ao contacto com o pepe. Na 2ª parte foi um mero espectador!
Nélson (8) - Parece estar de regresso o velho Nélson da época passada. Finalmente uma boa exibição. Secou o cigano e foi várias vezes lá à frente.
Anderson (6) - Mais um jogo para esquecer deste brasileiro. Mais uma vez foi o culpado do golo e espalha a intranquilidade pela equipa. Não fosse o David Luiz um grande jogador, e com a intranquilidade deste tipo não sei onde andaria a nossa defesa.
David Luiz (9) - Mais um jogo que confirma a qualidade deste miúdo. Imperial na defesa, joga muita vezes, e bem, em antecipação. O golo é 50% dele. Espero sinceramente que quando o Luisão voltar seja ele o seu companheiro de defesa.
Léo (8) - Uma 1ª parte discreta do baixinho. Na 2ª parte decidiu abrir o livro e fez gato sapato da lateral direita dos porcos.
Petit (7) - Esteve um pouco abaixo do que nos habituou nos últimos jogos, mas também convém relembrar que tem estado a jogar lesionado. Na 1ª parte teve dificuldades em segurar o jorginho, mas na 2ª parte esteve já mais activo e segurou muito melhor o meio campo.
Katsouranis (4) - Uma das piores notas que já atribuí. Está completamente estoirado este grego (muito por culpa do engenheiro que nunca o poupou quando começou a mostrar sinais de cansaço). Muito por culpa dele o BENFICA não conseguiu na 1ª parte segurar o meio campo. Saiu, e bem, ao intervalo.
Karagounis (9) - Nunca pensei que depois de 2 jogos pela selecção este grego aparecesse em tão boa forma. Para mim o melhor em campo. Na 1ª parte era o único que tentava injectar oxigénio na equipa e foi dele o remate mais perigoso do 1º tempo. Na segunda parte com Rui Costa ao lado, fez uma exibição muito boa, ganhando inúmeras faltas perto da área do porco e fazendo uma jogada fantástica aos 93' que Mantorras quase concluía da melhor forma. Era o golo ideal para a vingança do que aconteceu na 1ª volta no estádio do porcalhão.
Simão (7) - Não esteve ao nível de outros jogos, e a par de Katsouranis foi dos grandes responsáveis pela má 1ª parte. No 2º tempo, melhorou bastante e é dele o livre que dá o empate. Espero que este jogo tenha sido apenas um percalço na brilhante época que está a fazer.
Nuno Gomes (6) - Mais um jogo em que o Nuno passa despercebido. Claramente que lhe falta um golo para adquirir mais confinaça.
Miccoli (7) - A par de Nuno Gomes esteve também um pouco desinspirado, como ficou patente no falhanço inacreditável perto dos 65' em plena grande área.
Rui Costa (8) - Entrou ao intervalo para o lugar do Katsouranis e o Maestro regressou e as grandes exibições também. Apesar de não estar ainda em forma, mexeu claramente com o jogo, passando pelos seus pés quase todo o jogo ofensivo da equipa. Promete ser um grande reforço nesta recta final de temporada.
Derlei (7) - Entrou aos 75' minutos para o lugar do Nuno Gomes, e teve tempo para rematar duas vezes com perigo à baliza do porco.
Mantorras (-) - Entrou aos 85' para o lugar do Miccoli, e foi dele a melhor oportunidade do BENFICA marcar o merecido 2º golo, num grande cabeceamento que helton conseguiu desviar mesmo no limite.
Fernando Santos (7) - Talvez não tenha estado bem na escolha do 11 inicial, pois o Katsouranis não estava visivelmente em condições de jogar. Porém esteve bem nas substituições, apenas pecam por tardias as de Derlei e Mantorras.
Espectadores (10) - 62.765 espectadores foi uma das melhores casas da época (pena terem reservado 1.300 lugares de perímetro para aqueles animais estarem à vontade, se não iam ver o que era bom para a tosse quando começaram a lançar aquelas merdas todas!). Ambiente infernal durante toda a partida, com os adeptos a acreditarem e a puxarem sempre pela equipa (que ambiente aquele que se viveu depois do empate). Só tenho pena da desilusão que estes milhares de pessoas (incluindo eu) tinham no final de uma partida que podia perfeitamente ter sido ganha. Aquele cântico entoado pelos NN após insultos dos animais foi excelente "Povo de merda! Vocês são um povo de merda, povo de meeeeeeerrrrrrda, vocês são um povo de merda!". Pena não ter sido o estádio toda a cantar!

O texto já vai longo, mas não quero deixar de escrever algumas notas de repúdio:

Nota nº1 - Inqualificável a atitude dos "adeptos" do porco que fizeram de tudo para destruir o espectáculo, compreendo que se sintam frustrados por não terem um monumento destas lá na vossa terrinha, mas agredir com tudo e mais alguma coisa famílias inteiras com crianças e tudo é absolutamente lamentável (quando digo tudo, foi mesmo tudo, desde petardos, cadeiras, bolas de golfe, canivetes, talheres, isqueiros, etc...). Curioso como é que um autêntico exército armado consegue entrar no estádio sem qualquer obstáculo. Curioso vai ser também a decisão da Liga quando a este triste espectáculo proporcionado por estes animais...(por muito menos já vi interdição de estádios, mas se levarem um multa de 1.000€ já não é mau...).

Nota nº2 - Também lamentáveis são as declarações da comissária da polícia. Mente descaradamente quando diz que a escolha do espaço para os adeptos do porco foi escolha unilateral. O BENFICA discutiu previamente com a polícia o local a ceder aos animais sem qualquer objecção por parte da polícia. Segundo, o ano passado foram colocados no 1ºanel e na altura acusou-se o BENFICA de tudo e mais alguma coisa, porque não havia condições, existia uma falta de segurança inconcebível, etc, etc...afinal como é? Para mim está decidido à muito tempo, nunca mais se cede bilhetes a estes palhaços e paga-se a multa. Com o dinheiro que o clube faz com os 1.300 bilhetes chega e sobra para pagar esta multa. Convém também relembrar que em jogos das competições europeias (e já não são poucos), onde as condições de segurança exigidas pela UEFA são muito maiores, os adeptos visitantes sempre ficaram lá em cima, sem se ter registado qualquer caso. Muita gente ainda não percebeu que onde quer que essas bestas fiquem nunca poderá ser garantida a segurança total. O problema aqui está no civismo (neste caso na falta dele) das "pessoas" (aquilo não são pessoas) e não se devem ficar lá em cima, cá em baixo ou no meio.

Nota nº3 - Foi também curioso, não ouvir qualquer declaração por parte de alguém do porco, apelando ao fair play. O BENFICA através do seu presidente, treinador e diversos jogadores, fê-lo várias vezes. Não gostei de ouvir as várias declarações do treinador do porco (o faz de conta, porque o verdadeiro treinador é o bacia)...é incrível como uma pessoa que parecia tão séria e honesta se tornou naquilo que é hoje...tenho pena porque confesso que sempre achei o jesualdo um bom treinador e acima de tudo uma pessoa com carácter e honesta. Parece que qualquer pessoa que entre naquele bunker do porcalhão sofre sempre uma lavagem cerebral e fica igual a eles...

1 comentário:

Legion disse...

ora bem, uma vez q já disseste tudo aquilo q havia para dizer relativamente ao jogo, per se...

NUNCA MAIS DISPONIBILIZEM BILHETES PARA ESSES F-D-P'S !!

q eu saiba, o Benfica ainda n tem o "sector dos animais", mas posso estar enganado...

pague-se a multa! só a receita de bilheteira mais que cobre isso!

o jesualdo está a revelar ser um palhaço, mas já tinha dado boas indicações, ao abandonar o Boavista ainda na pré-época para uma aventura tripeira...

q se f*da esse jesualdo, palhaço de %#$%#&... só hj é q se lembrou de dizer q o árbitro prejudicou o FdP... o jogo foi no Domingo, e hj, quarta-feira, acordou e lembrou-se q tinha sido prejudicado! :-D

tenha mas é vergonha na cara, e admita q os jogadores do porco tb cometem erros...

assim q chegam ao Dragão levam logo com a injecção atrás da orelha...

FORÇA BENFAS!