terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Mais uma vitória!

Ontem, o BENFICA terminou a 1ª volta do campeonato com mais uma vitória! Apesar de não ter realizado uma exibição brilhante, o glorioso passou mais um difícil teste com distinção.

Como sempre acontece quando o BENFICA visita algum estádio, o Municipal de Coimbra registou a maior enchente até ao momento (e provavelmente da época inteira) com 19.464 espectadores, que faziam antever um grande jogo. E assim foi, especialmente na 1ª parte, com bola cá bola lá, oportunidades de golo em ambas as balizas e um jogo bastante rápido, que tal como ouvi alguém dizer "parecia um jogo de Basketball".

O BENFICA entrou bastante bem no jogo marcando um golo muito cedo aos 2 minutos por Ricardo Rocha (diga-se que irregular mas também seja dito que não era um lance fácil de ajuizar), e como tal toda a estratégia montada por ambas as equipas se alterou. O BENFICA rapidamente "entregou" o controlo de jogo aos estudantes e começava a explorar os ataques rápidos, mas porém nem sempre correctamente efectuados (ai que saudades do Camacho...ai sim cada contra ataque cada golo!!)

No meio deste corropio todo, assinála-se um erro grave do sr. fiscal de linha ao anular um golo mais que limpo aos 30 minutos a Katsouranis, continuando a arbitragem portuguesa na lógica da compensação! Se o fiscal de linha eventualmente se arrenpendeu de não assinalar fora de jogo no golo do Ricardão não tem nada que depois compensar mais tarde, se já tinha cometido o erro não o ia fazer outra vez! Esta mania que existe em Portugal das compensações é rídicula e é em grande parte por isto que a arbitragem portuguesa está como está.

Na 2ª parte, o BENFICA voltou a entrar melhor, tendo tido a oportunidade de matar o jogo num grande contra-ataque de Simão em que Pedro Roma evitou o golo e na recarga Nuno Gomes também não conseguiu desfeitear o guardião da briosa. Até que já em perto do final da partida Léo facturou o tento da tranquilidade, que até podia ter surgido uns minutos antes não fosse Nélson bastante egoísta ou não querer oferecer o golo ao Manú.

Como já vem sendo habitual aqui ficam as minhas notas individuais:

Quim (9) - E já lá vão 6 jogos sem sofrer golos. Nota-se que está cada vez mais confiante e isso também passa para a defesa. Para quem permanentemente o assobia e diz mal dele, aqui está mais uma exibição brilhante com meia dúzia de intervenções de luxo!
Nélson (7) - Bastante recuado, também um pouco por força da estratégia de contra-ataque, apenas nos últimos 15 minutos se viu aqueleas arrancadas tipícas e que como sempre criaram imensa confusão na área dos estudantes. Ao minuto 86 não deveria ter sido egoísta e devia ter passado o esférico para Manú facturar o golo da tranquilidade.
Luisão (8) - Uma resposta muito positiva para o que a vergonhosa comunicação social o andou a acusar a semana inteira. Apenas um erro infantil ainda na 1ª parte que lhe custou o amarelo.
Ricardo Rocha (9) - Não sei o que dizer mais. Mais uma exibição brilhante e mais um golo. Ele ganha as bolas de cabeça, joga em antecipação, dobra os companheiros, enfim a única questão que se coloca é, não merecia ser convocado para a seleção Portuguesa? Claro que sim, mas como não é um brasileiro naturalizado...
Léo (8) - Penso que marcou o seu 1º golo pelo BENFICA que tanto tem procurado. Apoiou várias vezes o Simão lá à frente mas a defender não teve nos seus melhores dias.
Petit (6) - Regressou aos jogos da Liga depois da lesão e parece ainda não estar na sua forma habitual. Correu muito isso é verdade, mas falhou muitos passes e especialmente na 1ª parte não conseguiu formar aquele tampão à frente dos defesas.
Katsouranis (7) - Jogou um pouco abaixo do nível que nos tem habituado especialmente na 1ª parte. Viu anularem-lhe 2 golos (um bem outro mal) e saiu aos 76 minutos bastante desgastado.
Karagounis (7) - Tinha o papel de segurar a bola e começar os contra ataques, no entanto isso raramente aconteceu na 1ª parte. Na 2ª parte subiu bastante de produção, segurou melhor a bola embora por vezes em zonas um pouco perigosas. Foi dele a assistência para o golo de Léo e saiu pouco depois para dar lugar a João Coimbra.
Simão (7) - Veio muitas vezes ajudar a defesa e saiu bem para os contra ataques. Aquela grande jogada a meio da 2ª parte merecia golo.
Miccoli (6) - Outro regresso após lesão. A jogar em contra ataque parecia a estratégia ideal para ele, mas não esteve muito feliz. Ainda lhe falta velocidade! Saiu aos 54 minutos para dar lugar a Manú.
Nuno Gomes (6) - Continua com muita falta de confiança na hora da finalização. Muito lento naqueles segundos decisivos antes do remate. Esforçou-se mas teve muitos passes falhados.
Manú (5) - O melhor jogador do torneio do Dubai teve ontem a oportunidade de mostrar serviço ao jogar grande parte da 2ª parte. No entanto, não veio dar aquela velocidade necessário ao flanco direito, esteve muito lento e esteve mais em evidência a defender do que propriamente a atacar.
Rui Costa (5) - Esteve pouco mais de 15 minutos em campo, mas também não veio acrescentar aquela qualidade passe e domínio de jogo que se exigia nessa altura.
João Coimbra (6) - Mais uma vez entrou inexplicávelmente tarde...como é que ele vai ganhar rotinas de jogo a jogar 5 minutos de cada vez?? Porém entrou muito bem, e fez 3 ou 4 cortes de grande categoria, iniciando um deles um contra ataque perigoso.
Fernando Santos (7) - Penso que esteve bem na análise do jogo. Tirou e bem Miccoli ainda no início da 2ª parte mas penso que o Maestro e o Coimbra deviam ter entrado mais cedo.
Espectadores (8) - Não estive a assitir ao jogo ao vivo, mas pareceu-me o que bom espectáculo dentro das quatro linhas também se verificou na bancada. Os adeptos de uma e de outra equipa apoiaram de início ao fim! Haver jogos com assistências destas (19.464 espectadores) vale a pena! É pena estas equipas só levarem lá público quando jogam com o BENFICA.


SÃO AZUIS, MAS VIVA O BENFICA!! E FORÇA NUNO ASSIS!!

6 comentários:

Legion disse...

Deusébio, mais um serivço público de informação q nos prestas com análises imparciais dos jogos do Glorioso!

Alguns comentários:

- Treinador: continua sem convencer. Decisões tardias (a entrada do Maestro e de Manú foi mais que tardia); pouco eficazes (tantas vezes vi o Nuno Gomes encostado à linha a centrar, qdo supostamente ele é um ponta-de-lança) e INEXPLICÁVEIS (ainda estou para compreender essa táctica de fazer entrar um puto aos 88'...).

- público: é triste ver q muitos estádios deste país só registam uma boa casa com jogos do Benfica - refiro-me a Coimbra, Leiria, Aveiro, Algarve...

- árbitro: o golo do Ricardão foi irregular, disso ninguém tem dúvidas, agr essa mania das "compensações"... em "compensação", anula-se um golo mais que limpo a katsouranis. Alguém devia explicar aos nossos "competentes" árbitros que os erros não se anulam, acumulam-se.

- nélson: o pior jogador do Benfica em campo. Péssimas decisões (Deusébio já falou da mais flagrante) neste jogo, mas apesar de tudo, a sua titularidade é mais que merecida.

- manuel machado: seja coerente, "professor"... sempre que joga contra o Benfica, vai sempre para as conferências de imprensa bradar aos céus, dizendo q foi escandalosamente roubado (um hábito que já se lhe reconhece desde os tempos do Moreirense...). Onde estava a sua indignação qdo foi derrotado no Dragão com um golo irregular de Postiga? Tenha vergonha e assuma a dualidade de critérios.

E pronto, aqui estão os meus comentários.

Continua assim, Deusébio!

Força Benfica, Força Assis e Força Grémio!!!

Deusébio disse...

Tens toda a razão em relação a esse dito professor! por acaso esqueci-me de dizer isso mm no post!! mas enfim é para isso q servem os comments!

ja agr recordo o q esse palhaço disse no estádio da luz a epoca passada...no final do jogo..."sinto-me como se tivesse chegado ao meu carro e ele tivesse sido assaltado"

Qdo ele perde com os porcos e com os lagartos tá sp td bem e foi sp justo! connosco isso nnc e verdd!!
enfim o q vale e q ele n tem nem nnc tera credibilidade nenhuma!

Anónimo disse...

Agradeço a Deusébio pela fantástica análise. Porém gostaria de alertar para um aspecto que me parece pouco coerente.

A análise está de facto bastante imparcial mas, tendo em conta o post anterior, um benfiquista atento não pode deixar passar em branco a injúria que acaba de ser cometida. Prometo ser breve.

Meus amigos e caro Deusébio, no post anterior falou-se em mística; e foi dito também que se o leitor fosse benfiquista que seria um completo desperdício de tempo continuar a ler o post. E um benfiquista que respira Mística, sabe que atribuir nota 5 ao Rui Costa é um ultraje! O que devemos ter em conta é que Rui Costa entrou para segurar a bola e para dar confiança no passe a toda uma equipa que estava a passar por algumas dificuldades (mas muito poucas). Rui Costa obteve um desempenho notável e, mesmo não correspondendo às espectativas, ajudou a equipa a alcançar a vitória merecida! Ora na minha opinão, o que é isto se não Mística?

Portanto, sejamos coerentes e cuidado com as pontuações!!

Deusébio disse...

OK! se calhar ate merecia um 6, so que isto de atribuir pontuações a jogadores q jogam menos de 20minutos e sp complicado!!

É verdd q ajudou a segurar a bola, mas tb e verdade q falhou uns passes q nao e costume!! mas enfim...ele tem e de jogar a titular!!

Anónimo disse...

A questão essencial é essa! Não é complicado! Não pode ser complicado atribuir uma nota ao Maestro!

Deusébio disse...

Sabes como é! Ainda estou no inicio e estes "erros" serão corrigidos com o tempo...

Vais à Luz no domingo? O legion parece q mais uma vez se vai baldar...alias ele ainda n pagou as quotas e ja la vão quase 13meses.