segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Já estamos em 2º lugar!

Mais uma deslocação difícil foi ultrapassada! Pouco mais de um mês depois, o BENFICA voltou a ganhar ao Belenenses, desta vez por 2-1! Apesar de não ter feito um jogo brilhante nem de ter dominado o jogo durante os 90 minutos, o resultado poder-se-ia ter repetido perfeitamente, não fosse o Nuno Gomes falhar escandalosamente aquele golo e o remate do simão ou o livre do Karagounis entrar...

Enfim, mais uma vez uma vitória e um jogo que estavam perfeitamente controlados, que perto do final deixam de o estar e acabamos novamente por ter de sofrer ate ao fim. Mas meus caros, ser Benfiquista é isto mesmo, sofrer em todos os jogos até ao fim!

Mais uma vez tivemos um jogo marcado a horas indecentes (apesar de ser sábado) e isso reflectiu-se na assistência muito pobre que o jogo teve, cerca de 9.000 espectadores! As televisões continuam a destruir o futebol e se ninguém tentar rapidamente mudar as coisas, não sei onde isto pode parar! Por coincidência, no fim de semana passado passei pelo canal RTP Memória e estava a dar um jogo do BENFICA e como é óbvio deixei-me ficar por ali! Estava a dar o Belenenses - BENFICA de 1994 e o mais curioso é que deviam estar umas 20.000 pessoas (pressupondo que o Estádio do Restelo leva 25.000), e porquê? Porque era um jogo que estava a decorrer durante a tarde, a horas onde as pessoas têm mais vontade e possibilidade de se deslocar a um estádio de futebol! Outro factor que também poderá estar presente será o preço dos bilhetes, mas isso é outra questão, eventualmente a explorar em posts futuros.

O BENFICA entrou em campo com apenas uma alteração face ao jogo da Taça, onde apareceu Karagounis no lugar do Manú...e que diferença! Nos primeiros minutos de jogo, foram de alguma pressão por parte da equipa da casa, tentando chegar o mais rápido possível ao golo, porém nem sempre da melhor maneira. Aos 12 minutos, após uma recuperação de bola no meio-campo, Rui Costa faz um daqueles passes (que enfim, acho que não é preciso grandes explicações) rasgando a defesa do belém onde apareceu Simão solto, que perante a hesitação do Costinha e de um defesa, aproveitou para com um toque ligeiro na bola fazer golo! É verdade que o Glorioso pouco tinha feito para merecer golo, mas por vezes quando o jogo não está fácil há que ser eficaz! A partir do golo, o jogo ficou equilibrado, até que aos 37 minutos mais uma assistência do sublime do Maestro (na marcação de um livre), e Luisão de cabeça facturou o segundo!

Na 2ª parte, o BENFICA podia ter resolvido o jogo em três ocasiões claras de golo, o remate de Nuno Gomes que o Alvim cortou em cima da linha de golo, o livre do Karagounis e o remate em jeito do Simão a rasar o poste. O Belenenses, na 2ª parte para além do golo, apenas dispos de mais uma situação clara de golo, tendo o jogo sido bastante equilibrado mas com o Glorioso sempre a chegar com mais perigo à baliza do Costinha. Após o golo do belém, muito celebrado pelos comentadores da TV!?!?, pareceu que o jogo podia não estar resolvido, mas a grande experiência de Simão e Karagounis facilitou a tarefa de guardar o resultado até final...(os comentadores pareciam outros! Falavam mais alto, estavam mais entusiasmados e cada vez que o belém pegava na bola parecia que era golo...uma tristeza...).

Agora ficam as habituais notas individuais:

Quim (7) - Ao fim de 5 jogos sofreu um golo, mas da qual não tem culpa nenhuma! Não teve grande trabalho para fazer, embora sempre que foi obrigado a intervir o fez com distinção!
Nélson (6) - Continua em baixo de forma. Raramente subiu e deu apoio ao ataque. A defender podia estar melhor!
Luisão (9) - Mas que exibição! Imperial! Para além de limpar tudo cá atrás ainda foi lá à frente facturar o segundo...
Anderson (7) - Um ou outro erro, mas nada de comprometedor! Parece estar a ganhar a confiança que lhe faltou em jogos passados. Esperemos que nos faça rapidamente esquecer o Ricardão!
Léo (8) - Mais um grande jogo do pequenino. Não subiu tantas vezes como em jogos passados mas na generalidade esteve bem tanto a defender como a atacar.
Petit (8) - Mais uma vassoura cá atrás. Parece estar a subir de forma! Durante a segunda parte fez quase o trabalho de dois, já que o Katsouranis estava claramente limitado.
Katsouranis (6) - Longe do que já nos habituou...O homem anda cansado, porque é que não foi substituído aos 60 - 65 minutos?? Lutou enquanto pode...
Karagounis (8) - Só lhe faltou o golo! Que grande jogo fez o grego, defendeu, atacou, segurou a bola quando era preciso! Foi dele o passe fenomenal para a desmarcação do Nuno Gomes (quando este falhou o golo escandalosamente). Saiu aos 93 minutos para dar lugar ao Beto.
Rui Costa (9) - Mais uma exibição de encher o olho! Ele pode já não ter 20 anos e não correr o campo todo, mas aquelas assistências magníficas continuam a sair dos pés deste Maestro! Duas assistências a coroar uma boa exibição! E nota-se que ainda não está no topo da forma...como será quando estiver? Saiu aos 85 minutos, desgastado para dar lugar ao Manú.
Simão (8) - Mais um golo para o capitão! Jogou a ponta de lança e jogou bem! Aquela jogada que termina com um remate em jeito com o pé esquerdo merecia golo.
Nuno Gomes (6) - Continua longe dos golos...Que falta de confiança naquele lance em que finta o Costinha e depois falha o mais fácil! Falta-lhe o instinto matador! Saiu aos 91 monutos para dar o lugar ao Mantorras.
Manú (4) - Joga pouco mais de 5 minutos e consegue estar ligado ao golo do Belenenses. Foi ele que deixou o ala fugir que depois centrou à vontade.
Mantorras (-) - Nem chegou a aquecer.
Beto (-) - Chegou a tocar na bola? Não me lembro...
Fernando Santos (5) - Esteve bem ao substituir o Manú pelo Karagounis no onze inicial, porém as substituições pecam por terem sido feitas tarde e mal! Então não se via que o Katsouranis estava todo rebentado aos 60 minutos? Para quê mantê-lo em campo? Só se for para se lesionar...E o ataque? Não era de por jogadores mais rápidos para criar contra-ataques venenosos?
Espectadores (7) - Mais uma vez não fui ao estádio, desta vez por causa do frio...mas pareceu-me que o BENFICA estava bem representado e que teve apoio durante os 90 minutos! No entanto estiveram muito poucos adeptos nas bancadas (9.000 deviam tar no minimo em jogos belenenses vs figueiró dos vinhos...).


SÃO AZUIS, MAS VIVA O BENFICA!! E FORÇA NUNO ASSIS!!

1 comentário:

Legion disse...

Deusébio, mais uma análise imparcial dos jogos do Benfas!

Fernando Santos foi, na minha opinião, o pior elemento do Benfica na deslocação ao Restelo...

Que o Engenheiro gosta muito de fazer a substituição da praxe aos 89' (ele lá deve ter os seus motivos para pôr o João Coimbra a jogar 5 minutos...), já todos sabemos... Agora, substituições aos 85', 91' e 93' ???

RIDÍCULO!

Nuno Gomes parece andar longe dos golos, mas talvez com a chegada do "Ninja" a nossa donzela não se sinta tão sozinha lá à frente...

Ridículos também os comentadores da TVI, mas bem estaríamos nós se fossem só esses... Sim, refiro-me a joaquins ritas, josés marinhos (o meu comentador preferido dos jogos da selecção holandesa!), luíses bailas, nunos luzes... enfim, a corja é tanta!

Por último, uma palavra de apreço ao Maestro. Cada toque, cada passe, cada remate deslumbra qualquer um. Só não vê quem não quer! (lagartos e andrades, naturalmente)

Continua com as análises, Deusébio!

FORÇA BENFICA E FORÇA ASSIS!