segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Regresso ao passado

Mas que bela tarde a de sábado! Para além do regresso às goleadas à antiga foi o 1º jogo realizado as 16h neste estádio...e que diferença faz! tem outra mística, traz muito mais gente ao estádio, há outro espírito ou então como ouvi dizer quando vinha a sair do estádio "Isto assim é que é bom! Agora um gajo chega a casa come uma sandes, veste o fato de treino e já está!"

De facto, desde que as televisões "mandam" no futebol, muitos espectadores se têm perdido nos estádios, não só pelo facto de se poder ver a bola na TV como também devido às horas impróprias a que as televisões marcam os jogos! Mas o pior disto tudo e quem mais sofre com esta situação, mais uma vez, é o BENFICA! As televisões esquecem-se (muito provavelmente de propósito) que os clubes podem ter muitos adeptos que vivem bem longe do estádio do seu clube, que por acaso em Portugal praticamente só o BENFICA se encaixa neste perfil. Ora que condições tem um adepto do Glorioso que vive no Algarve ou no Minho de vir ver o Glorioso ao Inferno da Luz quando a maior parte dos jogos são ao domingo depois das 19h??

No sabádo ficou bem provado que se os jogos fossem sempre ao sabádo a tarde ou domingo à tarde o BENFICA teria muito mais adeptos no seu estádio. Não estou com isto a dizer que as assistências são más, que não o são, mas para a grandeza deste clube exigia-se mais! muito mais! Alguma vez qualquer outro clube português punha quase 35 mil espectadores num jogo da taça contra um clube da 2ª divisão B? (o sporte não era de certeza, já que nem contra o Inter para a Champions pós la 35 mil..., mas isso também é compatível com a "grandeza" dessa associação).

Voltando agora ao jogo, foi uma exibição razoavelzinha da nossa equipa, mas chegou e sobrou para trazer a referida "mão cheia de golos" no post anterior. Mas também sabendo que hoje (48 horas depois) o BENFICA volta a jogar no Torneio do Dubai, compreende-se que a equipa tenha gerido o esforço!

Ficam agora as minhas notas individuais:

Quim (7) - Mais um espectador. Apenas uma intervenção de registo.
Nélson (7) - Podia ter subido mais vezes. Os famosos centros à Nélson não se viram.
Anderson (5) - Para quem, antes de ir de férias, disse que não percebia porque não jogava...Exibição bastante pobre, foi "comido" indecentemente várias vezes pelo ponta de lança do Oliveira do Bairro (de relembrar que é um jogador que actua na 2ª divisão B). Raramente ganhou uma bola. Porquê dispensar o Alcides?
Ricardo Rocha (7) - Teve pouco trabalho, mas sempre que foi chamado a intervir fê-lo sempre na perfeição! Grande corte na 1ª parte num contra-ataque venenoso do Oliveira do Bairro. Teve tempo ainda para dobrar várias vezes o seu companheiro Anderson.
Léo (8) - Um dos poucos que joga com raça durante os 90 minutos. Incansável este jogador. Atacou e defendeu bem! Parece estar a atravessar um grande momento de forma.
Petit (6) - Regressou aos relvados depois de uma lesão. Ainda não está ao seu nível, mesmo assim foi ele que facturou 50% do 5º golo.
Katsouranis (6) - Exibição q.b., com Petit em campo exigia-se que subisse um pouco mais no apoio ao ataque. Marcou o 1º golo e saiu ao intervalo para dar lugar ao Maestro.
Karagounis (7) - Jogou bastante descaído para a direita o que o obrigou várias vezes a ir à linha e centrar (o que não é o seu ponto forte). Mesmo assim teve duas grandes oportunidades para facturar, uma tirou tinta ao poste e a outra viu o guarda-redes adversário negar-lhe o golo.
Simão (7) - Duas ou três boas investidas, bastante móvel e rápido. Saiu aos 63 minutos para dar o lugar a Manú.
Nuno Gomes (7) - Mais dois golos para a conta pessoal! No entanto, teve mais algumas oportunidades em que revelou alguma displiscência. Nota-se que o entendimento com Kikin está a melhorar. Grande assistência para o 1º golo de Kikin. Saiu aos 70 minutos para dar lugar a Mantorras.
Kikin (7) - Começou o jogo algo trapalhão (talvez por causa da ausência de mostrar ao treinador que merece ficar). Marcou 2 golos e podia ter feito outros tantos. Penso que tem demonstrado valor suficiente para ficar neste plantel.
Rui Costa (6) - O regresso do Maestro! Que diferença ele faz no meio campo! Ele faz a equipa mexer-se e correr mais, aqueles passes a 30/40 metros...Espalhou mística pelo relvado! Notou-se também que abordava os lances com alguma precaução, mais também isso é normal. Necessita agora de ganhar mais ritmo competitivo.
Manú (6) - Entrou para dar mais velocidade ao jogo, mas raramente o fez. Parece estar algo desmotivado pelo facto de estar no banco de suplentes.
Mantorras (6) - Entrou quando o jogo já estava mais que resolvido. Ainda teve uma oportunidade flagrante para marcar, mas o redes adversário opôs-se bem.
Fernando Santos (5) - Mais uma vez não percebi porque é que não foi dada a oportunidade ao jovem João Coimbra! Como é que se quer lançar jovens se depois nunca os põe a jogar? Podia perfeitamente ter entrado na 2ª parte para o lugar do Karagounis que já apresentava algum cansaço. E porque não jogou o Moreira? Um dia o Quim pode-se lesionar e como é? Depois não há rotinas...
Espectadores (8) - Mas que grande assistência! 34.304 espectadores maioritariamente vindos de fora de Lisboa (isso notou-se claramente), e porquê? Porque o jogo foi à tarde...Apoiou sempre a equipa!! Assim sim, vale a pena!

Uma nota final de felicitação ao Atlético pelo excelente resultado alcançado! E já agora também obrigado ao Vítor Bacia pela excelente frase que propicia sempre aos comentadores da rádio "Ora aí está mais um golpe de vista à baía!". Ouvi o relato do jogo dos talibans durante 5 minutos e foi suficiente para ouvir esta magnífica frase!


SÃO AZUIS, MAS VIVA O BENFICA!! E FORÇA NUNO ASSIS!!

2 comentários:

Legion disse...

Deusébio, é bom saber q ainda há alguem neste país que ainda aprecia ver um jogo à tarde...

De facto, desde que as televisões/Olivedesportos passaram a mandar no futebol, o mais comum é teres jogos DEPOIS DAS 21H! Ora, quantos trabalhadores se sentirão motivados para ir ver um jogo a essa hora, a um Domingo, sabendo que só vão chegar a casa à meia-noite e que no dia seguinte já está o despertador a tocar?

Enfim, parece que não convém que vá muita gente ao estádio...

Felizmente ainda temos o Glorioso para contrariar esta tendência, e muitas outras no futebol português!

Deusébio disse...

Enquanto não houver uma limpeza a 200% no futebol português isto nunca mais vai mudar!

Mas felizemente inda tenho uma esperança de que isso possa acontecer um dia!

O sorteio da taça realizado este manhã ditou SLBenfica vs União Leiria, tens duvidas de que este jogo vai ser transmitido na TV e á noite?? Abaixo estes Tv's de merda se só olham para dentro e nao querem saber do espectáculo que é (ou pelo menos deveria ser) o futebol!!