segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

E já estamos nos Oitavos

Mais um jogo a contar para a Taça de Portugal e mais uma vitória, se bem que esta bastante mais sofrida que a primeira mas também inteiramente justa.

Queria começar por demonstrar a minha indignação pelas horas ridiculas a que o jogo decorreu. Mais uma vez a televisão fez das suas e marcou um jogo para domingo as 19,15h, que como era de esperar atraiu muito pouca gente, de resto a pior assitência da época. Só para se ter bem a noção de como existe uma diferença enorme entre um jogo durante a tarde / final de tarde de sabado e um jogo ao domingo à noite aqui ficam os números:

BENFICA vs Oliveira do Bairro - 34.304 espectadores

BENFICA vs U Leiria / porco B - 22.227 espectadores

Qualquer coisa como 12mil espectadores de diferença, já para não falar da diferença das equipas com quem o BENFICA jogou, que certamente com o Leiria traria muito mais gente.

Passando agora a análise do jogo, foi caracterizado por uma primeira parte com pouco interesse, onde o BENFICA controlou o jogo sem no entanto criar grandes situações de perigo. A única coisa que se percebeu nesta 1ª parte foi a habitual tendência do sr. lucílio apito dourado batista para prejudicar o glorioso. Ás vezes, ou melhor, muitas vezes os srs ditos comentadores não são capazes de ver isto, já que para eles um árbitro so efectua uma má arbitragem quando existem aqueles casos mais escaldantes ou mais óbvios! Pois meus caros, isso não é tudo. A tendência sistemática para prejudicar o glorioson vai muito mais para além do não se marcar um penalty óbvio ou de não validar um golo mais que limpo...muitas vezes é nas pequenas faltas que se marcam, naquelas disputas de bola em que o "faltoso" é sempre o mesmo ou na amostragem de cartões amarelos ou vermelhos.

Veja-se por exemplo a entrada maldosa de Sougou ao Quim na 1ªparte, na qual o lucilio em vez de lhe mostrar amarelo apenas o adverte...um pouco mais a frente uma falta normal no meio-campo de Petit teve logo direito a amarelo. Já para não falar que este mesmo sougou acabou por ver o amarelo ainda na 1ªparte que acabaria por ser o vermelho. Quanto aos foras-de-jogo foram assinaldos 8! É verdade foram mesmo 8, no entanto metade deles fiquei com muitas dúvidas que tenham existido! Outra situação absolutamente vergonhosa foi a marcação da falta que deu origem ao 1ºgolo do Leira. A comunicação social está toda caladinha quem uns ratos...ninguém é capaz de vir dizer claramente (ou de mostrar a repetição do lance) que não é falta nenhuma!! Foi mais uma invenção do sr. lucílio que acabou por dar os frutos que ele tanto pretendia, ou seja, um golito para o porco B. Já que eles, tirando o golo (ilegal neste caso) e um remate ao lado da baliza já no fim do jogo, não fizeram puto! Como tal, a "lei" da liga manda que nestes casos o árbitro ajude e começe a inventar uns faltinhas aqui e ali a ver se de bola parada conseguem marcar! Felizmente o BENFICA conseguiu reagir a tempo de dar a volta ao marcador!

Aposto que se o BENFICA tivesse sido eliminado, nenhum jornal nem nenhum meio de comunicação social era capaz de vir dizer que tinha sido injusto e que para mais o golo do Leiria tinha sido inventado, tal como sucedeu o ano passado em pleno Estádio da Luz como o Guimarães...mas agora se trocarmos os papéis, era um escândalo nacional e tema de debate durante toda a semana! (o mesmo se passaria se em vez do glorioso, o "roubado" tivessem sido os porcos ou os queques de alvalade).

Com isto até me ia esquecendo da 2ªparte. Bom na 2ªparte o BENFICA entrou com mais dinâmica e mais rapidez no sentido de resolver o jogo cedo, contudo, uma falta fantasma perto da área que só o lucílio viu (como é possível este sr. ser internacional!?!?) deu ao porco B o 1º do desafio golo (devo dizer sinceramente que quando vi aquele palhaço marcar falta disse logo para mim mesmo que ia ser golo). Foi apartir daqui que o Rui Costa e o Simão pegaram na equipa e a levaram para o ataque. Fernando Santos reagiu e tirou o desinspirado Manú para pôr o salvador Mantorras em campo. Aos 79 minutos surgiu na sequência de um livre de Simão o golo mais que merecido, tendo o Mantorras acabado com o desafio 6 minutos depois.

Uma nota final mais uma vez de repúdio para com a nossa comunicação social que hoje diz que o BENFICA teve em desvantagem durante 30 minutos, mas esta gente bebe ou quê?? atão o Leiria marca aos 58 o Glorioso empata aos 79 e teve 30 minutos em desvantagem? só se foi no relógio deles...eu sinceramente não percebo onde é que esta gente quer chegar e o que pretende com isto?? Eles tentam fazer das pessoas burras e tentam ao máximo rebaixar o BENFICA, mas meus caros jornalistas não e por aí que vão conseguir! Aliás não é por nenhum lado, porque não nos deixamos enxuvalhar! Certamente com esta história dos 30 minutos pretendem dizer que a vitória foi injusta, mas meus caros lamento dizer que o que quer que vocês digam para mim e para os benfiquistas é completamente indiferente e vale zero!!

Bem , como é habitual aqui ficam as minhas notas individuais:

Quim (6) - Nada podia fazer no golo. Apenas uma nota para uma boa intervenção no único remate perigoso do porco B já perto do final (que aliás ia para fora), de resto foi mais um espectador da partida.
Nélson (5) - Que trapalhão a defender, como é possível cometer erros tão infantis e falhar passes daqueles? Ainda por cima quase não atacou...se calhar um jogo no banco não lhe fazia nada mal!
Luisão (7) - Muito bem a defender, limpou tudo o que havia para limpar, apenas um erro infantil que lhe custou o cartão amarelo. No lance do golo não sei se tem responsabilidades porque ainda não vi a repetição, mas provavlemente a culpa será de um dos médios defensivos.
Anderson (7) - Depois da miserável actuação frente ao Oliveira do Bairro, mostrou-se de cabeça limpa e pronto para substituir o Ricardão. É bom que continue daqui para a frente ao mesmo nível que esteve ontem, caso contrário o BENFICA vai ter problemas.
Léo (8) - Mais uma exibição de encher o olho do baixinho! Defendeu bem e atacou ainda melhor! É pena que não tenha menos 2 ou 3 anitos...
Petit (7) - Cedo levou um cartão amarelo (que me pareceu um pouco injusto) e que condicionou um pouco a sua maneira de jogar. No entanto, de um modo geral esteve bem, com boas aberturas através daqueles passes de 30 metros.
Katsouranis (6) - Esteve uns pontos abaixo do que já nos habituou. Muito lento nas transições para o ataque. A defender esteve quase sempre bem.
Rui Costa (7) - Esteve um pouco apagado na 1ªparte, mas deve-se a ele grande parte da vitória. Após o golo do porco B, ele imprimiu ritmo e velocidade ao jogo do Glorioso. Lembro-me perfeitamente de quando o BENFICA veio com a bola ao centro do terreno após o golo dos leirienses, de o Maestro se virar para o banco de suplentes do BENFICA e fazer um gesto de incentivo e indicação para se arriscar no ataque - não à que ter medo, vamos a eles (queria certamente ele dizer isto!) Mais mística que isto é impossível! Via-se que estava extremamente cansado, mas enquanto não marcamos o 2-1 ele não parava, corria, fintava, ia à linha e foi marcar todos os cantos! Isto sim é um jogador!
Manú (5) - Onde está a velocidade deste jogador? Porque é que joga bem em particulares e em jogos a doer não consegue sair da mediania? Saiu e bem aos 61 minutos.
Simão (7) - Esteve também um pouco precipitado durante a 1ªparte, com muitos passes falhados. Porém, a par de Rui Costa foi o grande hobreiro da vitória. Dos pés dele saiu o 1ºgolo do Glorioso.
Nuno Gomes (6) - Esteve muito sozinho lá na frente, só depois de Mantorras entrar se conseguiu soltar mais. Parece que ainda toca na bola no 1ºgolo do BENFICA, contudo mesmo que não o tenha feito serviu certamente para enganar o guarda-redes.
Mantorras (7) - Entrou e marcou 2 golos (embora um em fora-de-jogo). Mexeu com o ataque benfiquista e ajudou a confundir a bem organizada defesa leiriense. Será que o salvador Mantorras está de volta? Esperemos que sim...
Karagounis (-) - Entrou mesmo no fim para os aplausos merecidos ao Maestro.
Fernando Santos (6) - Porque é que continua a insistir em colocar Manú? Porque não volta a dar uma hipótese ao Paulo Jorge que mostrou no início da época merecer ser chamado com mais regularidade? Penso que teve bem na entrada do Mantorras, embora acho que devia ter arriscado mais no ataque. A cabou por se dar bem, mas podia ter acontecido o contrário. O Petit com um amarelo podia ter dado lugar ao João Coimbra, mais fresco e com mais irreverência! Um erro grave que notei foi o facto de o Petit ficar constantemente atrás nos cantos, quando, para além de não primar na rapidez, já tinha um amarelo, ora se fosse necessário fazer falta para parar um contra-ataque dos leirienses certamente seria expulso.
Espectadores (8) - Apesar de não serem muitos (22.227) e de ter sido a pior assistência da época (também já parcialmente justificada no início do post) estiveram sempre com a equipa! Assim sim! O inferno esteve de volta, mesmo quando o BENFICA se viu em desvantagem (injustamente diga-se) o público nunca deixou de apoiar a equipa e sempre acreditou que era possível passar a eliminatória.

SÃO AZUIS, MAS VIVA O BENFICA!! E FORÇA NUNO ASSIS!!

6 comentários:

Legion disse...

Deusébio, vejo q este blog teima em remar contra a corrente!

Contra a corrente do poder da televisão, contra a corrente dos jogos à noite, contra a corrente das arbitragens tendenciosas, contra a corrente do poder do Norte...

Em relação à arbitragem, creio q já disseste tudo o q havia para dizer...

Em relação aos jogadores do Benfica, uma palavra para nélson e manú: PÉSSIMO! como é possível que se cometam tantos erros? ineficácia ofensiva/defensiva, falta de velocidade, falta de vontade, enfim, falta de mística!

Mas tenho q discordar contigo num aspecto: a solução não passa, DE FORMA ALGUMA, pela entrada de paulo jorge na equipa titular! já vi o q é q ele (n) vale...

Continua imparcial, FORÇA BENFICA E FORÇA ASSIS!!!

Deusébio disse...

O paulo jorge no minimo tem raça a jogar! pode n ser uma estrela mas esforça-se e corre os 90 minutos (coisa q o manú nnc faz).

Qto ao nelson acho mm q precisa de banquinho...tanto faz uma exibição de luxo como dps faz destes jogos de um gajo ir com as maos a cabeça!

Se toda a gente remasse no mesmo sentido isto mudava!

Força Benfica!

Anónimo disse...

Mais leitura rigorosíssima daquele que se está a afirmar como um dos melhores e mais imparciais analistas do futebol do BENFICA!

Porém, devo dizer que discordo com a introdução do Paulo Jorge na equipa; mesmo a correr que nem um desalmado o homem é uma nulidade. A solução passa por ir buscar o Carlitos e rezar que ele se adapte de vez ao futebol português. Quanto ao Sr. Baptista, ficou ontem mais uma vez demonstrado que o "sistema" continua a funcionar, e que toda a comunicação social está numa campanha desmedida para prejudicar o BENFICA. Estamos perante a segunda geração do sistema que veio para ficar!

Força Benfica!

Legion disse...

Caríssimos,

Embora concorde com a tua análise, cannavaro, no que respeita ao paulo jorge (se quer correr, vá para o atletismo...), um homem como CARLITOS nunca poderá ser a solução...

o homem anda a pedir 2ªs oportunidades desde que chegou ao benfica!!!

no que respeita ao sistema, li hj uma notícia deveras interessante no site da bola: aparentemente, o leiria n quer mais participar em jogos arbitrados pelo lucílio, acusando-o de "habilidades"...

no mínimo, HILARIANTE, para uma equipa cujo único golo marcado resultou de uma falta inexistente assinalada, "habilidosamente", pelo sr. lucílio... ENFIM...

FORÇA BENFICA E FORÇA ASSIS!

Deusébio disse...

Caro legion, em primeiro lugar quero dizer-t q acho inadmissivel escreveres a palavra BENFICA em letra pequena...

Em segundo, tb ja tive a oportunidade de ler essa noticia absolutamente ridicula...eles dizem que estão privados de usar jogadores nas proximas jornadas...ora bem se calhar se não dessem tanta porrada o jogo inteiro não tinham levado tantos cartões! qto ao vermelho (e penso q será deste q eles tanto se queixam) inda n tive oportunidade de ver a repetição mas segundo consta nao era para vermelho mas sim para amarelo...ora bem isso é completamente indiferente, dado q o jogador em questão ja tinha amarelo portanto era expulso na mesma!! e tb n me venham dizer q foi por causa desta expulsao q foram eliminados...

Curiosamente, tal como eu ja referi no post e o legion no seu comment, nng mas nng veio dizer q o golo dos porcos B's foi precedido de falta inexistente!! Isso e q me põe apreensivo...

Legion disse...

Caríssimo Deusébio,

De facto, admito o meu erro - BENFICA, só mesmo em letra maiúscula...

Agr, devo também dizer q o meu erro se deveu a uma distracção.. (o mesmo n pode ser dito da sua vergonhosa nota atribuída ao maestro no último jogo!).

finalmente, no que respeita ao último tópico, é natural q nng diga nada, estão todos combinados uns com os outros!