quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Cepos do Novo Milénio - SLB nº 1

Caríssimos leitores,
Apresento-vos hoje o primeiro Cepo do Novo Milénio do Glorioso!

É verdade, o Benfica é um grande clube, mas também comete erros nas contratações (quem não os comete?). E um desses erros mais recentes foi a contratação desse monstro das redes, esse Yashin brasileiro que atende pelo nome de Marcelo Moretto.

Tão badalada foi a sua contratação, que este jogador ficará para sempre nos anais da história do Glorioso. Tentarei, na medida do possível, resumir a saga que foi a sua contratação.

Parte I - Marcelo Moretto, guarda-redes titular do Vitória de Setúbal estava a fazer uma excelente época 2005/2006, ao serviço da equipa do Bonfim. De facto, sob o comando de Luís Norton de Matos, o Setúbal era a 3ª defesa menos batida da Europa!

Parte II - Marcelo Moretto assinala uma soberba exibição frente ao Benfica (um dos últimos jogos antes da pausa de Inverno, e abertura do mercado respectivo), da qual se destacam pérolas como esta:



Parte III - Ronald Koeman, na altura treinador do Benfica (que até nem era tão como isso, mas tinha a mania de se pôr a inventar...), fica francamente impressionado com a exibição de Moretto, e começam os rumores de uma mais que provável contratação, acentuada pela precária situação financeira em que o Setúbal se encontrava na altura (e agora, não?). O interesse do fcporto também começa a ser mencionado. Entretanto, Moretto passa férias no Brasil.

Parte IV - Luís Filipe Vieira decide contratar Moretto, prontificando-se a ir ao Brasil de modo a contactar o jogador, face à gargantuosa oposição montada pelo agente de Moretto, um seu amigo pessoal, de nome Vítor Dinis, e que se encontrava a mando do Engenheiro-Chefe.

Parte V - Luís Filipe Vieira, tendo já acordo firmado com Moretto, pretende regressar o mais depressa possível a Lisboa, de modo a apresentá-lo como jogador do Benfica, mas a saga estava ainda a começar. O suposto amigo de Moretto, Vítor Dinis, encontrando-se também no Brasil, monta uma operação digna de um filme de acção da autoria de Michael Bay (ou melhor, de má qualidade) de modo a impedir a partida de Moretto e do dirigente Benfiquista, recorrendo, inclusivamente, a ameaças e agressões em pleno aeroporto!!!! Tudo se resolveu com a intervenção rápida das forças da lei, mas Luís Filipe Vieira e Moretto chegaram a temer pela sua integridade física, e pensaram mesmo que não coneguiriam apanhar o avião, tanto era o aparato montado por Vítor Dinis, que chegou mesmo a agredir Luís Filipe Vieira. A saga continuaria, agora, em Portugal.


Parte VI - O avião chega à Portela, e um batalhão de jornalistas esperava o Presidente Benfiquista e o seu mais recente reforço. Vítor Dinis, que havia embarcado no mesmo avião (!!!) é também aguardado, mas o batalhão que teria de enfrentar munia-se de outros argumentos...

Parte VII - Moretto é (finalmente) apresentado como jogador do Benfica. E aqui começa o show...

O primeiro aspecto que devo assinalar foi a súbita perda da titularidade de Quim (que até então era dos poucos totalistas do Benfica nessa época) para um reforço que havia sido contratado dias antes da reabertura do campeonato.

Rapidamente se percebeu que algo se passava com Moretto... Muitas saídas em falso, muita insegurança entre os postes, péssimo jogo de pés... Seria aquele o mesmo guarda-redes que tão magnificamente defendeu as redes do Bonfim?

Pois é, caros leitores, não é qualquer um que joga no Benfica, e Moretto cedo se apercebeu disso... Ainda me lembro bem (lamento não as poder mostrar) das capas dos jornais desportivos, sempre com Moretto em destaque: "Benfica não é para qualquer um"; "Moretto: herói ou vilão?"; entre outras.


Atenção, não quero dizer com isto que Moretto tenha sido o pior guarda-redes de que tenho memória a defender as redes do Benfica, pois existem outros bem piores (Bossio, por exemplo), mas a verdade é que Moretto COMPROMETEU por diversas vezes, mesmo revelando uma notória aptidão para defender grandes penalidades.

Contudo, com imagens como estas que aqui vos mostro, percebem porque é que Moretto se enquadra perfeitamente na categoria dos Cepos do Novo Milénio.

SÃO AZUIS, MAS VIVA O BENFICA!! PARABÉNS, PANTERA!!

PS: aparentemente, existe interesse por parte do Sevilha... Aceitem a oferta, POR FAVOR!


2 comentários:

Deusébio disse...

Grande cepo que este nos saiu!! Só de pensar q o pentiadinho quase acabava com a carreira do Quim por causa deste cepo...

Realmente o melhor q o homem tem a fazer e por-se daqui para fora! Não tem qualidade para ser G-R de um grande clube como o BENFICA!!

Tb é verdade que ele ficou bastante ligado à nossa qualificação para os quartos-final da Champions o ano passado, mas as borradas que cometeu são demasiado graves!

Fico a aguardar pela revelação do cepo nº1 do clube dos queques!

Força BENFICA e parabéns EUSÉBIO!!

Legion disse...

Não vou dizer q n concordo contigo, Deusébio, senão não teria feito este post!

Foram demasiados erros e todos eles demasiado graves...

Muita sorte para a sua carreira, mas que ela não volte a passar pela Luz! :-)

PARABÉNS EUSÉBIO!!