quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Benfica - Leiria

Foi um jogo com pouca historia, onde cedo se percebeu que o Benfica coleccionaria mais uma vitória, desta vez sem grande empenho.
Foi mesmo isso que aconteceu, o Benfica jogou a um ritmo controlado, e muito brando, mas que ainda assim chegou para vencer claramente o Leiria por 3-0, a diferença de qualidade entre as duas equipas foi gritante durante os 90 minutos e os 3 pontos foram conseguidos com... "Tranquilidade"!

O onze que Jorge Jesus apresentou foi o esperado, com Ramires no lugar do desqualificado Carlos Martins, e com Coentrão a manter a titularidade na esquerda da defesa, devido à ausência de César Peixoto.

Do lado Leiriense, também nada de novo, 10 jogadores atrás da linha de meio campo dos quais 5 eram defesas. Como já tem sido provado inúmeras vezes esta época, na Luz, o autocarro já não resolve! E apesar de o Leiria ter sido das equipas mais defensivas que por cá passaram, o golo do Benfica tardou apenas 10 minutos, já que a estratégia montada pelos visitantes dava espaços (verdadeiras auto-estradas) aos nossos jogadores, tempo para trocar à bola a seu belo prazer e tempo para tudo o que quisessem.

Como referi, aos 10 minutos de jogo já estávamos em vantagem. Após um grande trabalho de Saviola na esquerda, cruzamento milimétrico para que Cardozo dentro da pequena área cabeceasse para o 1-0.
Sem carregar muito o Benfica ia dominando o jogo, e sobretudo criando oportunidades, as coisas corriam com alguma naturalidade, não foi preciso correr muito, pressionar ou desgastar os nosso jogadores. As coisas iam decorrendo e a sensação era que mais tarde o mais cedo o 2º golo iria chegar. Tal não aconteceu na primeira parte, e os jogadores foram para os balneários com a vantagem mínima.

Para os segundos 45 minutos de jogo esperava-se um Benfica mais à Benfica, pressionante, lutador e de grande empenho, já que a margem mínima é sempre perigosa contra estas equipas que tudo apostam no contra-ataque. E assim foi, o Benfica entrou mais pressionante e com vontade de resolver o jogo rapidamente. Tivemos de esperar mais 15 minutos para que Saviola e Aimar nos brindassem com uma jogada e um golo monumentais. Uma vez mais Saviola descai para o lado esquerdo, Aimar coloca a bola picada por cima da defesa e o Argentino corre em direcção à baliza... Já com o ângulo bastante fechado quando todos esperávamos um cruzamento (até o Guarda-Redes do Leiria), eis que Saviola coloca a bola ao primeiro poste, num golo de belo efeito. O jogo estava decidido, o Benfica tinha o diminio do jogo e uma vantagem de 2-0. Até final ainda desposemos de várias oportunidades para dilatar a vantagem, mas o 3-0 apenas chegaria sobre o cair do pano. Um golo bonito do regressado Rúben Amorim, que aproveitando a incapacidade física do guardião Leiriense rematou colocado, de fora da area, com a bola a entrar junto ao ângulo.

Não estando a um nível excepcional a equipa funcionou como um todo, e os jogadores na generalidade cumpriram, excepção feita a Ramires que está muito em baixo de forma, parecendo um corpo estranho à equipa. Notas bastante positivas para Maxi, incansável. Aimar, regressa à boa forma e começa a dar o seu toque na fase de construção do Benfica, que saudades!

Finalmente o grande destaque vai para o melhor em campo:

É realmente o jogador no Benfica que faz a diferença, corre os 90 minutos, cria espaços na frente para as incursões dos companheiros, marca golos, dá a marcar... Sem duvida a grande mais valia deste Benfica.
Esta noite foi um perigo constante para a baliza do Leiria. Facilmente se libertava das marcações, aparecendo sempre com grande perigo em zonas de finalização. A coroar este grande jogo um belíssimo golo.


Como referido por Deusébio na ante-visão, este jogo era importante, quanto mais não fosse pela pressão que assim colocamos no Braga. Somos lideres à condição, mas essa condição é o Braga estar obrigado a ganhar o próximo jogo.
Apesar de não ter sido brilhante o Benfica jogou, ganhou e convenceu, pelo menos a mim convenceu-me que a rotina esta lá, que o fio de jogo está mais do que implementado e que as vitórias, quando assim é, surgem normalmente de forma simples e continuada.

Saudações Benfiquistas

2 comentários:

Deusébio disse...

Só queria deixar duas notas...

1ª - O passe para o golo do Saviola penso que do Fabio Coentrão!

2ª - Esperava mais adesao do publico...33mil é pouco e foi a pior assistência da epoca a contar pro campeonato...bem sei de todos os condicionalismos deste jogo...mas estamos a entrar na recta final e o apoio e necessário agr!!

Força BENFICA!!

André disse...

Caro Deusébio, o jogo foi marcado com dias de antecedência, para um dia da semana às horas a que foi... era complicado compor a casa da forma que o Benfica merecia, ainda assim os 33mil não foi uma má casa.

Possivel, que o passe tenha sido do Coentrão, ainda assim o golo vale por si! E o jogão Del Conejo não tem descrição! Claramente a cima da média ontem... ontem e não só!!!