terça-feira, 30 de outubro de 2007

Cepos do Novo Milénio - SLB nº5

Caros leitores,

Antes de mais, as minhas mais sinceras desculpas pela minha demora… Era o meu desejo publicar um cepo por mês, mas nem sempre as coisas correm como desejávamos.

Desculpas feitas, vamos à rubrica!

Ora aqui está um cepo de todo o tamanho, e de primeiríssima qualidade… Talvez deva esclarecer os leitores quanto à definição de cepo.

Um cepo é cepo por dois motivos.

Ou porque não tem mesmo jeito para a coisa;
Ou porque até tem, mas é insubordinado, molengão, preguiçoso, enfim, mau profissional.

Ora, Quim Berto cai na primeira categoria. O homem até se esforçava, o homem até corria, o nosso Presidente sempre enalteceu o seu profissionalismo, mas verdade seja dita, o homem não tinha jeitinho nenhum para a coisa!

Este vimaranense, vitoriano de gema (o que não abona nada a seu favor, diga-se de passagem) no Benfica de Castelo Branco, iniciando, em 1992, a sua carreira na 1ª Divisão no clube do seu coração.

A regularidade das suas exibições nos cinco anos passados ao serviço do Vitória de Guimarães captaram a atenção do sporting, que em 1997 o contratou, e cedo se apercebeu do cepo que adquirira!

A época seguinte foi repartido entre Lisboa e Guimarães, tendo Quim Berto segurado um lugar (no banco do) Sporting até 2001.

2201, ano de revolução no BENFICA. Novo Presidente, novo treinador, nova mentalidade, nova equipa e, claro, novos jogadores.

Claro que sem dinheiro não há vícios, nem bons reforços… É verdade que o BENFICA estava na miséria (financeira e desportivamente), é verdade que os jogadores para aquela posição eram poucos e maus, mas a contratação de Quim Berto foi um grosseiro erro de casting.

O jogador não tinha qualidade, nem estaleca para envergar o manto sagrado, e cedo o treinador e os adeptos se aperceberam disso.

Pouca velocidade, fraco posicionamento, técnica miserável, enfim, cepo. As suas fracas exibições eram cada vez mais espaçadas, passando a época no banco ou na bancada.

Uma história curiosa de Quim Berto tem o meu colega Deusébio como protagonista! Deusébio, como bom benfiquista foi um dia ver um treino do BENFICA com amigos e, no final, esperaram pelos jogadores, à caça de autógrafos.


Enquanto que a maioria dos adeptos cercavam Mantorras, Simão, Zahovic e outros craques, o grupo de Deusébio rapidamente se acercou do discreto Quim Berto, apoiando-o e requisitando o seu autógrafo.

Deusébio ainda hoje me diz que perante tamanha surpresa, as lágrimas quase caíram dos olhos de Quim Berto! Espero que o meu colega relate esta história na primeira pessoa no comment que fizer.

Após a sua curtíssima passagem pelo Glorioso, Quim Berto arrastou-se nos anos seguintes por clubes menores como Varzim, Estrela de Amadora e Santa Clara.

Nos dias de hoje, actua no Vizela, da Liga Vitalis, sendo o jogador com o maior número de minutos em campo.

Como disse no início deste post, Quim Berto sempre foi um bom profissional, dando tudo o que tinha em campo. Infelizmente para ele e para o BENFICA, pouco tinha para dar.

SÃO CEPOS, MAS VIVA O BENFICA!!

2 comentários:

Deusébio disse...

Pois é...este quim berto faz-me lembrar de uma das epocas mas negras da nossa Glorisa equipa!

Para além de todos os "atributos" que lhe deste, esqueceste-te de dizer que quando o BENFICA o contratou ele já era um velhadas...

Acho porém inadmissivel nao haver um PS no final a pedir desculpas pelas cores da fotografia...é que fere a vista!

Abraço

Força BENFICA!!

Legion disse...

deusébio, felizmente este já veio no final dessa negra época...

aliás, foi o início, embora demorado, de uma nova era de sucessos para o Benfica!

tem razão em relação à foto, fere a vista, mas como deve saber, Quim Berto não é um jogador propriamente mediático...

FORÇA BENFICA!