segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Houve bruxa

Caros companheiros benfiquistas, é ainda incrédulo com o que se passou na sexta-feira que escrevo este post!! Tentei escrevê-lo durante o fim de semana mas não consegui…

Bom, o que aconteceu na sexta-feira foi algo realmente muito anormal, que tal como o Simão e o Maestro disseram, algo nunca visto! Parecia que o William tinha a galinha preta dentro da baliza! Como é possível que em cerca de 12 oportunidade de golo (e só estou a falar das flagrantes) 4 vão ao poste e nenhuma das outras 8 entre? Como é possível que aquele redes de 38 anos que está farto de enfiar perus na sua baliza ao longo da sua carreira, neste jogo tenha feito as defesas que fez? Só mesmo no estádio do porcalhão para pôr a bola na própria baliza (por acaso ate acho que foi o Khadim…mas não interessa!).

Acho que perante o que aconteceu não há muito a dizer, só mesmo que o único “remate“ do Boavista aconteceu aos 5 segundos logo no pontapé de saída, a tentar a apanhar o Quim distraído e que de resto foi foram quase 90 minutos de massacre total! Sinceramente não me lembro de ver um jogo em que o BENFICA fosse tão dominador, que criasse tantas oportunidades de golo e que corresse tanto! Grande esforço de entreajuda e sacrifício, boas jogadas de entendimento só faltou mesmo o golo! Viu-se que os jogadores deram tudo em campo e que a maioria estava complemente esgotado no final do jogo. Gostei imenso de ver o este BENFICA!! Espero que continuem assim porque o azar não estará sempre presente!

Senti realmente pena ao abandonar aquele monumento só com um ponto, ainda por cima diante de uma massa associativa incansável e bastante numerosa (de resto a melhor casa dos jogos do campeonato e via-se na cara de toda a gente o mesmo sentimento). Curioso foi também ver a diferença de crenças dos adeptos dos vários clubes. Todos eles durante a semana apelaram aos adeptos para que enchessem os respectivos estádios, e fazendo agora as contas:

SL BENFICA – 50.222 (76,8%)
queques – 28.459 (56,6%)
porcalhão – 26.309 (52,5%)

Os números não metem, e já agora convém relembrar que o porcalhão e os queques jogaram depois do empate do Glorioso e a um sábado, o que normalmente suscita um maior interesse para os adeptos.

Mas o que me irrita mais é que um jogo que podia ter sido histórico (no mínimo uns 5 ou 6 a zero) acaba com um nulo…e depois quando ontem vejo uma equipa que faz tão pouco e que está praticamente condenada ao fracasso (sem espírito ganhador), vem um palhaço chamado duarte gomes (foi este estupor que nos roubou um campeonato em pleno Estádio da Luz) fazer trinta por um linha para ajudar estes queques, que depois de ter conseguido o empate de forma ilegal (coisa que dificilmente o conseguiriam de outra forma dado a forma como estavam a jogar) viu o adversário jogar incrivelmente mal e oferecer-lhes aqueles golos todos!! Sempre quero ver se aquela defesa do Nacional daqui a 2 semanas vai dar aquelas baldas todas quando o Glorioso jogar com eles!

Agora aqui ficam as minhas notas individuais:

Quim (7) – O espectador nº 50.223, já que só fez uma “defesa” aos 5 segundos e depois limitou-se a marcar os pontapés de baliza e a receber os atrasos da defesa…
Nelson (7) – Já teve jogos melhores e piores. No entanto foi bastante vezes lá a frente e na generalidade esteve bem e defender (também é verdade que não houve muito trabalho neste capítulo). Voltou a ter um ou dois momentos de paragem cerebral que já lhe são típicos. Saiu aos 90 minutos completamente esgotado.
Anderson (7) – Parece continuar a ganhar forma! Esteve muito perto de marcar mas o desentendimento com Nuno Gomes não facilitou…A defender cortou aquilo que havia para cortar.
Luisão (8) – Muito bem a defender! Que parede intransponível. Ainda foi lá à frente enviar mais uma bola ao poste! Esteve também muito bem na construção e saída para o ataque.
Léo (9) – Só lhe faltou marcar um golo! Continua em grande forma e parece incansável. Fez centros milimétricos, criou inúmeras jogadas de perigo e defendeu bem.
Petit (9) – Uma autêntica vassoura! Varreu tudo o que havia para varrer cá atrás e saiu bem na construção atacante. Saiu aos 82 minutos lesionado.
Katsouranis (8) – Voltou aquilo a que nos habituou, ou seja, aparecer com perigo lá à frente, no entanto, não era o dia dele (e diga do resto da equipa também não). Só ele mandou 3 bolas ao poste! O gesto que fez depois da 3 bola ao poste foi elucidativo do que se estava a passar.
Karagounis (9) – Para mim uns dos melhores em campo! Já tinha prometido em Belém mas neste jogo abriu mesmo o livro todo! Foram remates com selo de jogo e foram assistências. Não se percebe a sua substituição aos 63 minutos quando estava a ser um dos pilares da equipa.
Rui Costa (8) – Grande Maestro, jogou até quando pode, mesmo já visivelmente cansado fez duas arrancadas incríveis que não deram golo por acaso. Podia ter sido aos 75 / 80 minutos pois era necessário mais frescura par ao pressing final. É verdade que apesar de já estar cansado pode de um momento para o outro fazer uma assistência do outro mundo ou mesmo um golo, mas acho que se justificava a sua substituição, até porque esteve lesionado mais de 3 meses e a sobrecarga de jogos certamente não lhe fará bem.
Simão (9) – Um dos melhores jogos que o vi fazer pelo BENFICA!! Jogou com um posição incerta, ora à direita ora à esquerda ora ao meio. Como se costuma dizer partiu a defesa axadrezada ao meio! Única falha foi o lance em que apareceu isolado. Um jogador com este nível não pode falhar aquilo!
Nuno Gomes (8) – Esteve bem melhor que em jogos passados. Ganhou bastantes bolas no meio daqueles centrais!?! (aquilo mais parecem homens do talho a cortar pernas!). Teve duas ou três muito boas ocasiões para marcar mas ou foram ligeiramente ao lado ou o redes defendeu.
Derlei (6) – Entrou aos 63 minutos cheio de vontade de mudar o rumo do jogo, mas cedo se percebeu que tal não ia acontecer. Ainda não está em forma e a intrusão com o resto da equipa não existe. Podia ter entrado sim senhor mas bastante mais tarde! Após a entrada dele e a saída do Karagounis notou-se que o meio campo quebrou.
Mantorras (6) – Podia ter entrado um pouco mais cedo. Trouxe pouca coisa de novo ao jogo. O resto da equipa estava de rastos e não o conseguia servir como ele gosta.
João Coimbra (-) – Para quê uma substituição depois dos 90 minutos quando não se está a ganhar? A não ser que fosse uma torre para o chuveirinho na área esta substituição não faz sentido. Podia ter entrado muito bem aos 75 / 80 para o lugar do Maestro.
Fernando Santos (5) – É verdade que não tem culpa daquilo que aconteceu, mas as substituições deixaram muito a desejar! Continua a ser o grande problema deste técnico. A equipa está a jogar bom futebol, é o melhor ataque da liga, tem estado estável a defender mas as substituições quase sempre mal feitas por vezes estragam resultados! Estou convencido que se tivesse mantido o Karagounis até ao fim podíamos ter ganho o jogo, mas também é verdade a galinha preta se mantinha na baliza do William…
Espectadores (10) – 50.222 corresponderam ao apelo do capitão durante a semana! Não só foi uma excelente casa (relembro que o jogo foi às 20h de uma sexta-feira) como o inferno esteve de volta. Apoio total à equipa de início ao fim! Assim sim vale a pena ir ao futebol!


Por fim, apesar de admitir que gentalha e clubezecos como os que vou referir em diante não merecem que se fala deles nem tão pouco aparecer mencionados num blog com a mística que este tem, o que é facto é que perante situações inaceitáveis que teimam em continuar a acontecer decidi começar esta semana uma pequena rubrica no final de cada comentário aos jogos do BENFICA, intitulado “Notas de repúdio”, dedicado a estes ditos grandes comentadores e analistas do nosso campeonato (estilo jorge coroado (sinceramente só se for uma coroa feita de merda!), joaquim rita e lixos semelhantes) e também às vergonhosas arbitragens que se passam noutros relvados (que é como quem diz…porque relvado a sério só existe no Estádio da Luz).

Nota nº1 – Para quem tem memória curta, a direcção dos queques do campo grande nas primeiras jornadas deste campeonato vinha todos os dias falar em verdade desportiva, justiça, etc…Pois bem, de à uns tempos para cá que vejo os queques serem “levados ao colo” (expressão que muito eles e os porcalhões gostam de usar para o Glorioso) e em especial neste ultimo jogo contra o Nacional. Ora bem eu não precisei de ver mais que 10 minutos do referido jogo para perceber que os queques não iriam perder aquele jogo, apesar de não tarem a jogar a ponta e de quase nem criarem perigo! Começa tudo ainda (penso eu) na 1ª parte quando o caneira decide dar uma chapada num jogador do nacional e o árbitro achando que tal gesto não passou de um mimo apenas lhe diz que pedir desculpas ao adversário e apertar-lhe a mão…bom se uma agressão (pois aquilo não tem outro nome) destas não é cartão vermelho, então porque é que a do Quaresma e Zé Pedro são? e já agora do Derlei (já que começou a campanha para o castigar, mas neste caso tenho que concordar que deve ser penalizado, se bem que estas campanhas só aparecem sempre contra a mesmo equipa). Depois continua com a marcação daquela “penalty”, como é possível que seja marcado penalty naquela jogada?? Eu nunca vi um penalty tão mal marcado como aquele…além de ninguém precisar de repetições foi complemente visível de qualquer ângulo que o corte foi limpinho! Para terminar o 1º “golo” dos queques tinha de ser em falta nítida! É curioso como os jornalistas desvalorizam completamente este facto. Falam dele como se fosse normal…”ah o golo até foi em falta mas deixa tar, o que interessa e que foi golo”! Acho que à muito que não se via um golo tão irregular! Não interessa se marcarem mais 4 ou mais 100 golos a seguir, o que interessa é que para além de ser um golo irregular foi o 1º ou seja permitiu que a equipa moralizasse e teve como é obvio o efeito contrário no adversário…(se ainda fosse o 4º ou 5º golo, nesta situação obviamente que em nada influenciava o desfecho mas agora assim…). Não vale a pena explicar aqui o que estaria a acontecer neste momento se em vez de terem sido os queques fosse o BENFICA, pois não? Por fim, também acho curioso que ninguém diga que o tal “golo” foi afinal auto-golo. É também bastante visível que o kinder bueno (como já li) cabeceia a bola para a cabeça do defesa e que assim foge do redes…enfim, estou-me literalmente a cagar se atribuem o golo ao kinder ao não, mas o que também e curioso e ninguém diga que a bola foi claramente desviada. Lembro-me perfeitamente de lances semelhante (em que a bola e desviada po um defesa) que por se tratar de ser o BENFICA os srs. jornalistas vêm logo dizer que é auto-golo ou então que o golo teve uma contribuição decisiva de um defesa…

Nota nº2 - Uma nota de repúdio para aquele que se diz comentador, o sr. joaquim rita. Já por si só e por demais irritante ouvir os comentários deste senhor, mas pior ainda foi chegar a casa após um jogo destes e ouvir os comentários finais desta aberração na Sport Tv. Como é possível que este sr. dê mais destaque à agressão do Derlei do que ao sensacional caudal ofensivo e à entrega total dos jogadores do Glorioso ao longo dos 90 minutos? Só realmente de um cretino destes é que se podia ouvir aquilo…como é obvio mudei imediatamente de canal após ouvir tamanha parvoíce…

Nota nº3 – Ouvi vários jornalistas dizerem que o Boavista também teve mérito no resultado pois defendeu bem e etc etc. Bom, esses srs. não podem ter visto o mesmo jogo! O BENFICA esburacou o autocarro todo! Aquilo era bolas pela esquerda, bolas pela direita e bolas pelo meio!! Ora era o Simão que partia tudo, ora era o Karagounis, ora vinham os laterais Nelson e Léo que conseguiam centrar com alguma facilidade!! Já para não falar de algumas fífias que o redes mandou mas que não trouxeram consequências negativas para eles, pois a bola ou ressaltava para a barra ou para o poste ou para um espaço vazio.

Nota nº4 – Uma nota para dar conta da atitude muito negativa do jogador!?! Ricardo Silva. Primeiro porque entra a matar (como é costume) sobre o Karagounis e depois ainda tem a lata de ir lá mandar vir por ele ter ficado no chão. Em segundo porque após uma inexplicável queda do redes do Boavista o público começou, como é normal, a assobiar e Silva começou a mandar calar a assistência e a provocar os adeptos! Mais uma vez foram Simão e Maestro que com toda a sua experiência chamaram o jogador à razão.

Nota nº5 – Uma última nota de repúdio para o sr. jorge coroado. Estive a ver pela primeira vez durante alguns minutos o programa superliga do qual este sr. que se acha o maior e o único detentor da verdade é participante. Muito curioso também a análise distinta que fez de duas situações muito semelhantes, a agressão do Derlei e a agressão do caneira. A do Derlei mereceu o nome de movimento intencional no sentido de atingir o adversário e portanto sancionável com o vermelho. Já a do caneira mereceu o nome de uma atitude de criança que podia ser sancionada com o vermelho mas também se entende a atitude do árbitro!?! Comparando a bofetada a um atitude normal criança e que pode ser tratada daquela forma. Bom que os jogadores do alvalixo são umas crianças já toda a gente sabe e mais, acho que não é necessário dizer!

SÃO AZUIS, MAS VIVA O BENFICA!! E FORÇA NUNO ASSIS!!

2 comentários:

Legion disse...

Caro Deusébio,

é bom saber que no meio de tanto estrume a que alguns iluminados têm o ultraje de chamar "imprensa desportiva", ainda existe um reduto de imparcialidade e verdade desportiva.

Realmente, só me resta dar os parabéns À EQUIPA (nandinho não está incluido, pois, como disseste e bem, substituições e seu respectivo timing NÃO É COM ELE...), pois lutaram desde o primeiro ao último minuto...

A Donzela tem algumas responsabilidades, pois na primeira oportunidade de golo podia E DEVIA ter feito melhor...

Apesar de tudo, foi uma excelente exibição, e se o Tombito pode dizer, após um nulo, que se o Spórte Queque continuar a jogar assim vai ser campeão, então também nós podemos dizer que se o Glórias continua a jogar assim, no final do campeonato vamos estar mais uma vez na Praça do Município!!

Finalmente, em relação à comunicação social, nem sei porque é que ainda te preocupas com o que sai da boca desses iluminados... Já sabes o trabalho deles é deitar abaixo o Benfica, por isso faz como eu e NEM TE CHATEIES!!

FORÇA BENFAS!!!

Deusébio disse...

Estava a espera de um comentario maiorzinho e com mais sumo!

Mas é verdade parabéns à equipa pelo q lutou! A culpa n e so do treinador mas se ele n tivesse cometido esses erros nas substituiçoes tlz a coisa fosse diferente!

Mas eu n me xateio!! n permito e q eles deitem o clube abaixo e ainda se riam! Expresso por isso a minha resposta a esses srs aqui no blog!

Fico a aguardar o comment do cannavaro!