quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Cepos do Novo Milénio - SLB nº 3

Estimados leitores, mais uma semana, mais um cepo.

Sim, a semana passada até foi um dois-em-um, mas este que vos mostro hoje é tão cepo que vale por três!

Senhoras e senhoras, Gilberto Galdino dos Santos, mais conhecido por Beto!

Beto é a prova viva que Abel Xavier fez escola - só mesmo naquela cabeça é que poderá fazer sentido pintar o cabelo de loiro quando se é mulato...

Este grande tronco do meio campo (embora a metáfora esteja errada... acho que um tronco se mexe mais que ele...) estreou-se em Portugal no Paços de Ferreira, onde já aí ostentava a sua juba loira, hábito que se manteve aquando da sua transferência para o Beira-Mar.

Provavelmente o menino fez um bom jogo contra o BENFICA, e devido à brilhante política do Glorioso de contratar jogadores que fazem boas exibições frente ao clube da Luz, acabou por cair de pára-quedas em frente ao Colombo, mesmo a tempo de ser apresentado como um dos primeiros reforços da Era Koeman...

Mais bizarra que a sua contratação só poderá ser mesmo a sua habitual titularidade!! Para o bem e para o mal, ou melhor, MAIS PARA O MAL DO QUE PARA O BEM, Beto tinha sempre o lugar assegurado na equipa titular, relegando para o banco alternativas viáveis como Karagounis e Nuno Assis - nenhum deles é um génio da bola, sem dúvida, mas qualquer um é melhor que Gilberto Galdino!!

Contudo, (só mesmo) na cabeça de Ronald Koeman, Beto possuia as qualidades necessárias para ocupar o meio-campo Benfiquista... Talvez tenha abonado a seu favor a sua muito boa exibição frente ao Chelsea - a sua melhor, na minha opinião. Lembro-me até de muitos Benfiquistas dizerem "Bem, se o homem continua assim, o Mourinho ainda o leva para Inglaterra!". If only...

No entanto, depois da pre-época (e do bom jogo contra o Chelsea de Mourinho, Tiago e Cia.), Beto começou a mostrar o seu real valor - NULO!

Insegurança a defender, falta de jeito a atacar, transições de bola dignas de uma equipa amadora, enfim, um verdadeiro CEPO! No entanto, Koeman teimou em garantir-lhe a titularidade, mesmo no derby da 2ª Circular! Claro, na noite do fatídico jogo, Beto faz um penalty indiscutível sobre Liedson (também me lembro, então, de ouvir muitos Benfiquistas gritarem "Porra, se era para fazer penalty, ao menos partias a perna ao animal, em vez de lhe dares um chuto no cu!!!") e vai mais cedo para os balneários - o que até foi uma mais-valia para o Glorioso!

Claro que Beto também teve o seu momento de glória na Luz... Tal momento ocorreu em Novembro de 2005, na Luz, no último jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões, frente ao Manchester United. Só a vitória interessava ao BENFICA; qualquer outro resultado significaria o fim do sonho europeu para o BENFICA.

E a noite não poderia ter começado da pior forma... Nos primeiros minutos de jogo, falha da defesa e Scholes só teve mesmo que empurrar. Mas o BENFICA, como grande clube que é, nunca se dá por vencido, e após um extraordinário cruzamento de Nélson, Geovanni mergulha de cabeça para o golo!

Mas, como já disse, o empate não chegava, era preciso mais. E é aqui que Beto tem o seu momento de glória, pois após um remate potente do Gilberto Galdino, a bola bate ainda num jogador do United e só pára no fundo da baliza! O BENFICA apurava-se para os playoffs!

Beto celebrou (e tinha motivos para isso), e ainda mandou algumas indirectas aos adeptos que sempre o assobiaram.

Mas as más exibições não iriam parar e, consequentemente, nem os assobios. O meu colaborador Deusébio sempre disse que o BENFICA tem sempre o típico jogador que é constantemente assobiado, e Beto, desempenha, neste momento, esse papel.

E aqui também tenho de dar a mão à palmatória. Beto pode ser (aliás, É) um cepo, mas se for assobiado a partir do momento em que entra em campo, também não vai desenvolver muito mais.

Mas, na verdade, será que nós queremos que ele desenvolva muito mais? A resposta será, OBVIAMENTE, "sim, mas bem longe do BENFICA!!!". O BENFICA, durante o defeso, recebeu uma proposta de um clube chinês, mas recusou-a peremptoriamente.

Do mesmo modo, o clube não chegou a acordo com o Malaga no mercado de Inverno, e Beto ainda se arrasta pela Luz, garantindo más exibições.

Faço esta pergunta aos dirigentes do Benfica : Para quê?

Para terminar, deixo-vos o vídeo dessa brilhante noite Europeia do BENFICA.

SÃO AZUIS, MAS VIVA O BENFICA!!

2 comentários:

Deusébio disse...

Mto bem! se bem q sempre defendi q jogador q no momento defende as cores do Glorioso nnc possa ser considerado cepo!

Essa história dos assobios toda a gente sabe q e verdade...tivemos michael thomas, fernando aguiar (se bem q este, eu até gostava dele...aquela finta à Zidane!!)

Fico à espera do próximo!

Legion disse...

caro deusébio, repare q eu nnc disse que você assobiava o jogador!

apenas mencionei aquilo q me disse àcerca dos assobios!

e é bem verdade q sempre tivemos o típico jogador q é assobiado...

o próximo cepo já está decidido, mas ainda estou a recolher informação, pq o homem era tão bom, q nng fala dele!!