domingo, 5 de julho de 2009

Um pouco de serenidade

E ao fim de uma semana alucinante, voltou, espero, a paz ao nosso Clube.

Uma semana de possíveis contratações, providências, multas, manobras de bastidores e ainda um "estou-me cagando".

Luís Filipe Vieira foi re-eleito Presidente com mais de 91% dos votos, confirmando o que sempre aqui afirmámos no Grémio Benfiquista - nunca houve qualquer instabilidade no Benfica, como afirmou LFV, nem a sua liderança esteve posta em causa (pelo menos da parte mais importante - os sócios do Benfica).

O candidato Bruno Carvalho teve exactamente aquilo que mereceu - não só foi derrotado, não só obteve um mísero resultado de menos de 3%, como também ficou aquém dos votos em branco. É o menor castigo possível para uma candidatura que sempre se preocupou mais em inviabilizar a lista adversária (pretendendo assim, e de forma tácita, apresentar-se como a única lista) do que em apresentar soluções para o Benfica.

Estas eleições ficam, infelizmente, manchadas por 2 momentos, a meu ver, anti-democráticos.

O primeiro momento foi da autoria de Luís Filipe Vieira, ao decidir, sem qualquer motivo válido, antecipar as eleições. Não está aqui em causa o valor de Vieira enquanto Presidente do Benfica. Considero, e sempre irei considerar, esta decisão como um verdadeiro golpe palaciano. Se existem estatutos, estes devem ser cumpridos. Vieira não apresentou um único argumento plausível para a sua demissão uma vez que, como estas eleições comprovaram, não havia nem instabilidade, nem oposição. Repito, a decisão de Vieira foi anti-democrática.

O segundo momento, francamente pior que o primeiro, pertence a Bruno Carvalho. Sejamos honestos, Bruno Carvalho nunca, em momento algum, teve qualquer hipótese. Penso que até ele o sabia. Comecei por encarar esta candidatura de Bruno Carvalho como uma tentativa de "se mostrar". Já não basta ao Benfica os habituais críticos (esta expressão não deve ser encarada negativamente, a crítica é sempre necessária), na sua maioria antigos dirigentes, como agora passaríamos também a ter mais um "novo crítico", na figura de um ex-candidato à Presidência. A candidatura teve um começo, no mínimo, ridículo, a bordo de um "Eagle One", onde supostamente estaria presente Petit, suposto mandatário de Bruno Carvalho, mas que acabou por estar ausente, por uma não menos suposta lesão. Mencione-se também que em momento algum vi Bruno Carvalho ladeado por Petit. Ele há lesões... A bordo do "Eagle One", Bruno Carvalho gritou bem alto que a sua primeira medida seria demitir Jorge Jesus. Nem uma semana depois punha a hipótese de manter Jesus no cargo. E, no fundo, de conteúdo, a candidatura de Bruno Carvalho resumiu-se a isto: 40 minutos a bordo de um avião fretado.

Sabendo Bruno Carvalho que não tinha qualquer hipótese de, em eleições, alcançar a cadeira do poder, tentou fazê-lo de maneira mesquinha. Dedicando toda a sua não-campanha a alegar a ilegalidade da lista concorrente, Bruno Carvalho teve o desplante de considerar a hipótese de se tornar Presidente do Benfica sem que fosse necessária a aprovação dos sócios. Bruno Carvalho teve a indecência de encarar estas eleições como um mero pro forma, tendo a sua vitória não nas urnas, mas nas salas do tribunal.

Caríssimos, não sou jurista, não me irei pronunciar sobre a legalidade de qualquer lista. Bruno Carvalho tem todo o direito de considerar ilegal a lista adversária. Mas não pode, não tem o direito de pôr a hipótese de se tornar Presidente do Benfica sem a aprovação da maioria dos sócios. Se Bruno Carvalho considerava ilegal a lista adversária, então que colocasse a hipótese do adiamento das eleições, para que não houvessem quaisquer dúvidas. Mas Bruno Carvalho não o fez. E, afinal, porque haveria de o fazer, se foi ele o primeiro a solicitar eleições antecipadas? Portanto, estamos na presença de um candidato que primeiro pede eleições antecipadas, mas que depois as considera uma farsa.

Creio que o meu desprezo por este candidato é palpável. Espero que Bruno Carvalho reflicta sobre os resultados alcançados. Um período de nojo só lhe ficaria bem.

Luís Filipe Vieira obteve uma estrondosa vitória, sinal que os sócios aprovam o caminho escolhido e o seu "projecto" (nunca percebi muito bem qual era, teve uma boa oportunidade nestas eleições para o apresentar).

Esperemos que o Presidente re-eleito compreenda isto e que recompense os Benfiquistas com aquilo que estes mais desejam - o Campeonato.

Haja agora serenidade para trabalhar, pois a pré-época só agora começou e aguardam-se com expectativa possíveis reforços e desejáveis manutenções.

3 comentários:

Italia disse...

Eu acredito!
O "projecto" em que muitos acreditam, e que outros-tantos gostam de questionar, na minha opinião existe e é claro.
numa primeira fase passou por recuperar o Benfica de uma situação miserável em que se encontrava, e devolve-lo (não só aos Benfiquistas) mas sim á dignidade que semore ostentou.
Uma vez conseguido tal objectivo, e aqui penso que o consenso é geral, partiu para uma segunda fase em que o objectivo será o de conseguir resultados desportivos à Benfica. Para tal já começou o ano passado, onde foi escolhido um treinador que poucos questionavam, e a quem não foi negado um unico reforço pretendido; e continuará este ano, onde o treinador é o desejado, e as contratações parece acertadas e mais pensadas que em outras épocas (será que finalmente LFV se rodeou das pessoas certas? Pessoas que percebem de futebol?)
Por tudo isto, eu acredito!!!
Benfica Campeão!!!

Saudações Benfiquistas

Deusébio disse...

Caro legion, tal como tu tb gostaria de perceber qual e o projecto afinal...nnc vi discussao alguma sobre ele nem antes nem durante as eleiçoes.

Uma coisa e certa, com milhoes estoirados na epoca passada e outros tantos neste epoca, e bom q se ganhe alguma coisa (e obviamente n nao me refiro a uma misera taça da liga). Convem relembrar q na epoca passada nem foi tanto o facto de nada se ganhar, foi a eliminação super precoce tanto da taça uefa como da taça de portugal! Mesmo a nivel do campeonato cedo se viu q estavamos fora da luta...

Enfim, se falcao e reyes forem jogadores do BENFICA o campeonato e taça têm de ser nossos, nao ha desculpas! especialemente num momento em q a clubeta la de cima esta a desfazer meia equipa! (é a tal estabilidade à porco q os jornaleiros tanto gostam de falar).

Força BENFICA!!

Legion disse...

bem verdade, isso da estabilidade à porto...

é como a nova moda da "estrutura", quando antes se chamava "sistema"...