segunda-feira, 29 de junho de 2009

O Bom Gigante

Fui hoje invadido por um misto de sentimentos...

Por um lado, vergonha.

Vergonha por ver o meu clube, o Glorioso, esquecer um jogador que tanto lhe deu, quer como jogador, quer como pessoa.

Um jogador inequívocamente ligado a alguns dos melhores momentos do Benfica, aquele Benfica que tomou de assalto a Europa do futebol na década de 60.

O Bom Gigante padece de uma terrível doença, e por repetidas vezes a sua família alertou para as dificuldades por que passava.

Sempre esperei que, mais tarde ou mais cedo, o seu clube o lembrasse e apoiasse com um jogo de homenagem.

Tal jogo nunca aconteceu. Aparentemente, era mais importante empregar esforços em Torneios do Guadiana, Torneios do Dubai e outros tantos notórios torneios. Talvez a direcção considerasse que esses Torneios explicassem melhor aos seus jogadores o que é a Mística do Benfica. Aparentemente, e ao contrário do que pensava, homenagear antigas Glórias (e, repito, em dificuldades), não trazem Mística ao Clube...

Como referi, fui invadido por um misto de sentimentos. O outro sentimento que senti foi de orgulho. Orgulho por ver que os Benfiquistas, ao contrário da Administração, têm memória. Memória e gratidão. A memória não é lembrar, a memória é não esquecer.

E os Benfiquistas não esquecem. Foi emotivo assistir a tamanha mobilização como a que hoje assisti, ao ver tantos Benfiquistas comprarem a edição de hoje de um jornal que nem sequer é o seu diário desportivo de eleição. Ironicamente, um jornal considerado pela direcção como um "jornal da oposição".

Por todos os quiosques por onde passei, o referido jornal esgotou. E tendo em conta que falamos de um dos jornais mais vendidos em Portugal, o impacto está à vista de todos.

O orgulho superou a vergonha. Bela Guttmann estava certo. O Benfica é, acima de tudo, os Benfiquistas.

O Benfica é muito mais que jogadas de bastidores, eleições, movimentos, aviões fretados e outras atracções circenses.

O Benfica é a Memória, o Benfica é a Homenagem, o Benfica é a Comunhão entre jogadores (presentes e passados) e adeptos (sempre presentes).

O dia de hoje teve, para mim, mais Mística que toda a passada época futebolística.

Benfica, Sempre.

Obrigado, José Torres!

2 comentários:

Deusébio disse...

Sem duvida caro Legion.

Que mais posso dizer? Apenas que fui um desses mtos benfiquistas que apesar de odiar esse jornal hoje o comprei para que deste modo pudesse contribuir, com pouco e certo, para ajudar este grande jogador que faz parte da história do Benfica e que incrivelmente a direcçao actual teima em deixar cair no esquecimento...

Pois bem, para mim nao caira nnc!

Força Torres

Força Benfica

Cannavaro disse...

Caro Legion,

São de facto atitudes como esta que mostram o clube que somos. Benfica são os benfiquistas.

Mas lamento a falta de apoio da direcção a tão nobre jogador benfiquista. Realmente para uns a memória é bem curta, e o que interessa realmente é usar o benfica para benefício pessoal, algo que já vem sendo habitual não só nesta, como em direcções passadas.

Não podemos deixar que isto continue a acontecer. Alegro-me pelo facto de haver ainda verdadeiros benfiquistas, que vivem clube em todos os momentos e não deixam de o fazer por maus resultados desportivos.

Força Torres!