segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Análise à Primeira Jornada

É complicado para mim começar sem apelidar com palavras menos honrosas alguns indivíduos a quem ontem foi dada a honra de pisar o solo sagrado da nossa Catedral! De facto a atitude que a equipa insular encarnou nesta deslocação à Capital foi tudo menos digna, desprestigiando por completo o Futebol.

Admito que as expectativas eram altas, a nação Benfiquista vivia num inebriante estado de certezas e confiança, alimentado por uma pré-temporada que correu de feição e onde até os mais cépticos começaram a acreditar... prova disso a enchente que se verificou este domingo ante o Marítimo.

Realmente tenho alguma dificuldade em lidar com injustiças, e quando estas tomam proporções como a de ontem à noite fico mesmo a bater mal.

Durante a primeira parte o Benfica da pré-temporada não compareceu à chamada, assistindo-se a uma equipa com pouca velocidade, a ressentir-se da falta de entendimento Aimar-Saviola , com o Cardozo longe do que nos veio habituando (talvez culpa da "mini-volta ao mundo" a que foi sujeito para representar a sua selecção) e com a opção de colocar dois laterais adaptados que deram garantias defensivas mas pouco ofereceram em termos ofensivos. A agravar toda esta situação um golo caído literalmente do céu num dos poucos lances, senão mesmo o único, em que o adversário chegou à nossa área. Este golo pesou, e muito... Já que o Benfica pouco mais fez no resto da primeira parte.

A segunda parte ofereceu um "novo" Benfica, e a palavra a que Jorge Jesus recorreu é simplesmente perfeita: "Massacre". Durante a primeira parte o Maritimo apenas se limitou a defender os seus últimos 40m, prova disso as rarissimas aparições de Quim para quem viu o jogo em casa, e até aqui nada de novo...
O que considero ultrajante é o facto de à primeira jornada da Liga uma equipa fazer uma demonstração de tudo o que se pode considerar anti-jogo!!! Realmente o Benfica dominou... Massacrou, criando um numero exagerado de oportunidades de golo, que foram negadas uma a uma pelo "moribundo" guarda-redes, que durante os 90 minutos cumpriu vários milagres! Não, desenganem-se, não me refiro a grandes defesas, os milagres foram outros... Como por exemplo curar em questão de segundos 4 fracturas expostas, ou costelas partidas, canelas arrancadas... enfim quem viu julgou que o guardião não mais sairia dali com vida (a pesar de raramente ter sido tocado...).

Aliado a tudo isto, parece que o Benfica decidiu gastar todo o azar na primeira jornada, mais concretamente na segunda parte da primeira jornada. Como se costuma dizer nestas ocasiões "Nem que lá ficassemos o resto da nite a bolia iria entrar", o unico jogador capaz de tal feito saltou do banco, dando pelo nome de Weldon.

Notas muito positivas vão também para Di Maria, Coentrão (que entrou muito bem em jogo a substituir o lesionado Carlos Martins), Javi Garcia que a cada jogo vai crescendo e demonstrando o grande jogador que é, e o jeito que ainda no vai dar...

Penso que apesar do resultado o Benfica deu garantias de que não foi "apenas" mais uma pré-época de esperanças e sonhos, ontem ficou provado que este Benfica joga e joga bem. A Equipa demonstrou que tudo o que de bom vimos durante a preparação é para manter.

E agora que venham os Ucranianos... TEMOS BENFICA!!!!


Saudações Benfiquistas

2 comentários:

Deusébio disse...

Caro Italia,

Apesar de concordar em grande parte com o q dizes e achar q mais do q mereciamos a vitoria neste jogo, no geral n fiquei mto convencido e entusiasmado com a exibição q a equipa fez.

Mais, o jogo de hoje (escrevo já apos o jogo de guimaraes) da-me razao. Parece q de jogo para jogo jogamos pior...aquele excessivo entusiasmo que se viveu na pre epoca, tal como eu temia, rapidamente tenderá a desaparecer se as coisas continuarem assim.

Foi mto bonito ganhar 4 trofeus na pre epoca, mas agr q começou o nosso verdadeiro campeonato, arbitragens do arco da velha, camiões a frente da baliza, anti jogo, etc etc...as coisas na minha opiniao ja nao me parecem tao bem. Faltam claramente ideias ofensivas ao Benfica qdo temos pela frente uma equipa toda fechada...tirando os lances de bola parada e raro conseguirmos jogadas de jeito.

Enfim, esperemos q as coisas melhorem!

Força BENFICA!!

Italia disse...

Pois é meu Caro Deusébio,

Não posso concordar com esse sentimento sobre a ineficácia do Benfica em produzir jogo atacante! Realmente ontem em Guimarães as coisas não correram como pretendíamos, mas ainda assim ganhar foi muito importante. Quanto a nem sequer conseguirmos construir jogadas, nao posso estar menos de acordo! Ontem viram-se grandes lanças, em aprticular lembro-me de 3 passes magistrais de Di Maria a isolar, Saviola, Aimar e Cardozo. Acho que jogamos bem, concordo que terá sido a exibição menos conseguida, mas ainda assim acho importantíssimo termos alcançado a vitoria, ao contrario de outras épocas parece-me que até quando jogamos menos bem conseguimos a vitoria e isso é muito importante!
Mais, por muito menos conseguido que tenha sido o jogo de ontem (em grande parte devido ao camião estacionado no meio campo vimaranense) não terá certamente sido pior que qualquer jogo da época passada! Eu sinceramente consigo sair ainda mais moralizado desta jornada, mesmo sem encantar como em outras ocasiões o Benfica ganha e ganha merecidamente!

Saudações benfiquistas