quinta-feira, 19 de março de 2009

Um novo ciclo

Por vezes dou por mim a pensar que o ideal para o futebol sénior do Benfica seria começar do zero.

Começar por correr com os mercenários, e ficar com um núcleo duro composto por:

- Quim

- Luisão

- Miguel Vítor

- Sidnei

- David Luiz

- Katso

- Amorim

- Urreta

- Nuno Gomes

De seguida, promover a subida dos juniores, putos que percebem o peso da camisola que vestem, e comprar putos por esse mundo fora, com preferência por mercados lusófonos.

Aposta na formação. O técnico teria que ser alguém disposto a assinar um contrato por 10 épocas, a la Wenger, sabendo que seria o responsável pelo projecto, em conjunto com o director desportivo, com a mínima interferência da parte da direcção.

O técnico, e acima de tudo, os adeptos, teriam que estar mentalizados que durante 5 anos não ganhavam um único campeonato.

Eu sei que é uma utopia, mas já estou farto deste caminho.

Deste caminho que passa por comprar “estrelas” em final de carreira (Zahovic, Aimar).

Deste caminho que passa por desprezar a juventude, para depois voltar a comprar aqueles que anteriormente dispensámos (Amorim).

Deste caminho que passa por “novos ciclos” a cada época que passa.

Deste caminho que passa pelos “melhores plantéis” dos últimos anos a cada época que passa.

Eu proponho um novo caminho. Eu proponho um autêntico novo ciclo.

Força Benfica!!!

PS - para que não hajam quaisquer dúvidas na blogosfera, o texto acima não passa de um devaneio de um Benfiquista melindrado com a derrota do Benfica no passado Sábado, não é nenhuma candidatura não oficial!


4 comentários:

Anónimo disse...

não me parece que o problema do Benfica sejam os jogadores

Deusébio disse...

Pois e caro legion...tenho 99,9% q esse "plano" q sugeres nao teria qq resultado aqui. um plano a 10anos nnc conseguiria funcionar...alias o plano wenger como tu te referes, nao foi um plano a 10anos...foi a 3ou4 q dps foi sendo apliado.

Agr concordo obviamente q tem de ser montado um plano desportivo a serio, onde se mantanha uma estrutura base fixa e onde o treinador seja "obrigado" a promover jovens todos os anos.

O problema e q um plano destes, como dizes, implciaria ficares mais 2-3-4 anos sem ganhar titulos e isso e impossivel para um clube como o BENFICA.

Força BENFICA!

Legion disse...

Deusébio, isto não é nenhum plano.

como disse no post, são apenas devaneios de um benfiquista transtornado com uma derrota em casa perante um adversário inferior, que nos deixa a 5 pontos do líder (mas eu ainda acredito).

sim, claro que 10 anos é um período muito, muito longo. a ideia que quero transmitir é que o Benfica não pode continuar sucessivamente a mudar de equipa técnica (e meio plantel) a cada época que passa.

Não se criam processos, não se cria cultura, não gera Mística (vejam o exemplo do Ruben Amorim, que comentou que quando chegou ao Benfica, os jogadores que mais o apoiaram foram o Luisão e o Nuno Gomes - curiosamente, 2 jogadores que já estão no Benfica há muitos anos).

Não se pode continuar a investir em grandes "estrelas" que vêm para cá durante 1 ano por empréstimo ou, pior ainda, para terminar a carreira.

Sim, é complicado dizer aos Benfiquistas que terão que ficar 3 anos sem campeonatos (e não sem títulos, temos sempre as taçazecas), mas infelizmente é isso que se tem passado na última década (com 1 excepção).

Mas a aposta nos jovens do clube tem de ser a pedra basilar do projecto. O Benfica precisa de símbolos.

Raul no Madrid, Xavi e Puyol no Barcelona, Gerrard no Liverpool, Giggs no United. Tudo jogadores que começaram a jogar nos respectivos clubes desde muito jovens; jogadores que sentem o clube; jogadores que SÃO o clube.

É disso que precisamos.

Benfas.

Italia disse...

Concordo com a ideia "plano", mas tambem concordo com o Deusébio, 4 ou 5 anos sem titulos?!??! Isso não pode ser a realidade do BENFICA! NUNCA!!!
Ah, e ja agora no teu 11 notei uma grande falha: REYES!!! REYES é para ficar!
Sou mais apologista de promover 1 ou 2 jovens no maximo por epoca, no benfica ja se provou que comprar jovens e vende-los depois de RENDEREM no Benfica funciona e bem: Tiago, Ricardo Rocha, Manuel Fernandes, Miguel, Nelson... O problema fulcral do BENFICA na minha modesta opiniao é só um: Não sabemos vender!!!
Nunca nos deveriamos comparar a ninguem, deveriamos sim ser termo de comparação para os outros; mas olhem para o porco - compra barato e vende caro. Zbordeing - forma barato vende caro... Acho que não é necessario referir o BENFICA que ha anos que compra carote e DE VEZ EM QUANDO consegue vender....

FORÇA BENFICA!!!!


Saudações Benfiquistas