segunda-feira, 2 de março de 2009

TVI 24

Como certamente terão notado, estreou na semana passada um novo canal de notícias, a TVI 24.

São agora três canais noticiosos para um país de 10 Milhões de habitantes. Somos realmente um povo interessante, está visto... Assim vai a nossa televisão, se a SIC tem um canal de notícias e o mesmo se passa com a RTP, então a TVI teria que ter um canal de notícias, nem poderia ser de outra forma. É um óptimo racional, está visto.

No entanto, eu acredito nas leis de mercado. O sucesso ou o fracasso do canal dependerá da procura que existir para o mesmo.

O pouco que vi do canal veio confirmar os meus piores receios. Temos neste momento 3 canais de notícias que em pouco ou nada diferem entre si, com conteúdos muito semelhantes.

Quer isto dizer que a TVI 24 terá os seus programas desportivos da praxe. Depois do Dia Seguinte da SIC Notícias e do Trio d'Ataque da RTP N, também a TVI 24 apostará num programa semelhante. Ainda estou para perceber qual é o racional por trás deste tipo de programas.

2h seguidas a discutir futebol? Sendo que estas 2h são passadas a discutir apenas os jogos dos 3 grandes e, ocasionalmente, a selecção? Qual é a utilidade? Qual é o propósito? Em 2h, apresentávamos os resumos dos jogos da Liga Portuguesa, os principais jogos da jornada das principais ligas Europeias e ainda havia tempo de sobra para discussão.

No entanto, parece que o que "vende" é mesmo colocar 3 notáveis a discutir, durante 2 horas (não me canso de salientar este ponto), se houve ou não fora-de-jogo no lance X no jogo do Benfica ou se houve falta no lance Y no jogo do Sporting. E, pelo meio, umas quantas quezílias e acusações, que é disso que o meu povo gosta, já lá dizia o falecido Perestrelo.

Bem, voltando ao tema, também a TVI 24 terá o seu "Dia Seguinte", tendo já "roubado", salve-se a expressão, Fernando Seara à Sic Notícias. Sei também que Pôncio Monteiro será um dos 3 intervenientes, não tendo ainda conhecimento de quem será o "porta-estandarte" do Sporting. Como vemos, um programa que aparente ser em tudo idêntico aos existentes...

No entanto, a TVI 24 tentará marcar a diferença com o seu programa desportivo de sexta-feira, em colaboração com o Maisfutebol.

Começo já por dizer que o Benfica está muito bem representado, com os grandes Carlos Mozer e Pedro Ribeiro, duas pessoas ligadas ao futebol e ao Benfica, cada um à sua maneira. A acompanhá-los estão Tomás Morais e Nuno Madureira. Saúdo a escolha de Tomás Morais. É uma pessoa cujo discurso aprecio, e será interessante ter no programa uma opinião "extra-futebol". Nuno Madureira é um quadro do Maisfutebol, tendo já escrito no jornal A Bola. Desconheço a filiação clubística destes dois intervenientes, mas saúdo desde já a aposta da TVI 24 num modelo diferente do monótono "Notável X pelo Benfica, Notável Y pelo Sporting e Notável Z pelo Porto".

A opção da 6ª feira à noite é também interessante, tendo ficado com a ideia que o programa apostará na "antevisão" da jornada desportiva (e de outros desportos, como pude verificar - como disse, a escolha de Tomás Morais assim o indicava). Infelizmente, o programa estreou-se precisamente num dia de jogo do Benfica (que raramente joga à 6ª). Questões de timing.

A interactividade será também uma aposta do programa, escolhendo os intervenientes perguntas e comentários dos utilizadores do Maisfutebol que considerem pertinentes. Creio que esta componente terá ainda que ser aprimorada (tratou-se, apesar de tudo, da primeira emissão do programa), mas aprecio a ideia.

E, como não me canso de repetir, é sempre bom escutar as intervenções de dois homens que sentem o Benfica!

3 comentários:

JNF disse...

Eduardo Barroso pelo Sporting

Deusébio disse...

O bebado do Eduardo barroso?? LOL...estou para ver como vai ser.

agr caro Legion, o facto de ja teres visto esse canal leva-me a querer q ainda possuis zon e como tal continuas a nao ver o unico canal televisivo q interessa neste momento...que desilusão!!

de qq maneira gostei de saber que o grande Carlos Mozer e o Pedro Ribeiro estao la a defender as nossas cores, esses sim tenho a certeza de que vao desempenhar a tarefa a 100%.

Italia disse...

Não sei, não vejo nem quero ver.
Até aparecer no meo nem o considero um canal. A escolha, na minha opinião é simples, BenficaTV ou TVI24?? Penso que isto nem sequer uma duvida deva constituir... VIVA O BENFICA!!!