segunda-feira, 28 de julho de 2008

Primeiras Impressões


Caros leitores, cá estamos nós de volta para mais uma época, que espero, ao contrário dos últimos anos, seja de muitos e grandes sucessos, tanto no futebol como em todas as modalidades!!


Para mim, os 2 jogos deste fim de semana foram os primeiros a que pude assistir nesta pré-epoca e os únicos momentos em que vi os jogadores em acção (sei que e gravíssimo ainda não ter ido ao Seixal, mas não tem sido mesmo possível) e como tal as minhas opiniões baseiam-se apenas no que vi durante este fim de semana!


O que me meteu mais confusão foi sem duvida a defesa…aquele sector que para mim desde a 1ªpassagem do Camacho pelo BENFICA foi sempre o mais forte, em pouco mais de 6 meses (após a lesão do David Luiz) passou a ser um autêntico desastre! Pelo que vi Léo não está ainda ao nível de outra épocas (sei que ainda estão a treinar a pouco tempo, mas tenho uma ligeira impressão que ele vai começar na sua fase descendente e como tal necessitamos de um bom suplente…Sepsi? Esteve bastante mal…Ribeiro? É mais um que joga melhor a frente do que a defender). Do lado direito, apesar do o Maxi ter cumprido, acho que apoia muito pouco o ataque e com Balboa (um extremo puro) à frente, teremos de ter alguém que saiba subir melhor…o Nelson se jogar como em tempos, aí sim o problema pode estar resolvido. No centro penso que temos gente que chegue, Luisão, David Luiz (espero que recupere rapidamente), Miguel Victor (já o ano passado tinha deixado boas indicações), Sidnei (para o que custou é bom que tenha qualidade). Temos ainda o Katsouranis como recurso se por acaso for necessário.


No meio campo temos gente mais do que suficiente, mesmo com a eventual saída do Petit (que se tem falado hoje e com a qual não concordo minimamente). Dos reforços, apenas o Amorim me está a deixar com duvidas…não sei o que se passa mas ainda não esta a jogar ao seu nível. Bastos para a idade que tem é grande jogador, temos de saber aproveita-lo.


Na ala direita, temos o Balboa, que é um extremo puro que joga encostado a linha e vai até lá baixo para centrar, nisto ele parece ser bom, mas parece um pouco limitado para poder fazer outro tipo de jogo, mas lá está, comparando com a época anterior estamos melhor! Urreta que ontem jogou em todo o lado pode eventualmente ser o suplente para esta ala, já que não temos mais ninguém!


Na ala esquerda, está a grande duvida. A ala que no ano passado não nos dava problemas, agora está meia ao abandono. De Cebolla, Di Maria, Coentrão e Adu, já só temos cá um, que 1º só chega muito mais tarde (eventualmente pode falhar os 1ºs jogos que são decisivos) e 2º prefiro vê-lo a jogar a 2ªavançado! Existe a possibilidade de jogar Aimar (num esquema de 4x4x2, com dois pontas de lança) ou até Nuno Assis ou Carlos Martins (num esquema de 4x2x3x1, com Aimar a jogar no meio). Porém, lá está, não temos um extremo de raiz como o Balboa…obviamente que isto vai depender de como o Quique vai querer jogar, mas se for pelas alas então teremos aqui certamente um problema.


No meio campo ofensivo temos o Aimar e pouco mais…Carlos Martins? Nuno Assis? São potenciais candidatos a suplentes para esta posição, mas muitos furos abaixo de Aimar. Mas lá está, um dia em que o Aimar não possa jogar, pode-se sempre alterar ligeiramente a táctica e encaixar outros jogadores.


Nos avançados, abundam as opções mas não a qualidade. Cardozo e Nuno Gomes parecem ser os únicos com o lugar garantido. Temos ainda Mantorras, Makukula (que para mim e igual ao Cardozo mas muitos furos abaixo, logo não faz sentido continuar), Urreta (que tal como disse pode eventualmente ser usado na ala direita e esquerda também. Outra opção poderá ser o empréstimo, mas acho que tem qualidade para ficar) e ainda o reforço que esta para vir. Agora parece-me que falta claramente um avançado rápido / móvel, isso é sem espinhas!


Enfim, espero que no próximo fim de semana, no torneio dos cães, tenha já havido uma limpeza de quem esta a mais e que tenha chegado quem tem de chegar, caso contrario começa a faltar tempo para que o plantel trabalhe como se exige! Esperemos para ver que melhorias no futebol jogado a equipa apresenta e afinal que táctica o Quique está a pensar usar.


SÃO AZUIS, MAS VIVA O BENFICA!!

5 comentários:

3 Gloriosas Estrêlas disse...

Entrevista a José Maria Martins em http://benfica20082009.blogspot.com

Anónimo disse...

caro deusebio, concordo com tudo o que disse! bom post... tirei as mesmas ideias dos reforços. urreta e bastos são mto promissores e o yebda surpreende-me, o aimar será pedra fundamental e o carlos martins será mto útil! como tu dizes e bem, não precisamos de mais centrais caso não saia ninguém... aliás nem precisavamos de ter contratado o sídnei...
já tinhamos o luisão, o katsou, o miguel vitor, o edcarlos (não é tão mau como o pintam), o david luiz...
Porém nem tudo é positivo... não temos um defesa direito em condiçoes, não temos um extremo ao nível do cebola que era o nosso melhor ala, não temos um avançado móvel. Mais uma vez entrou uma camioneta de jogadores... e o entrosamento depois não existe... ou mto me engano ou o nosso Benfica vai comprometer o inicio de época!
sairam 2 grandes jogadores - rodriguez e rui costa e só entrou um - aimar...
com esta equipa actual, posso dizer-te que o Benfica fará uma época ao nível da do ano passado - horrivel! é necessário contratar jogadores de grande qualidade...

Pedro
Força Benfica

Desportubol disse...

O plantel do Benfica parece-me muito superior ao dos últimos anos. Os reforços parecem ter sido escolhidos mais criteriosamente. Contudo há um sector que me deixa algumas rservas: o defensivo. Léo não tem alternativa na esquerda. O lateral direito (Maxi Pereira) é adaptado e não sabemos como se vai portar. No centro, Luisão ainda não tem um par que lhe garantias. Na verdade, ainda só se constatou que Edcarlos não é uma opção muito boa, quanto às outras ainda estamos no "vamos ver".

Anónimo disse...

Pessoal, não vi os jogos mas penso que teremos de ser uma equipa unida e batalhadora e não apenas um conjunto de Jogadores...
Temos de nos unir e puxar pela equipa, mas grande parte do esforço depende da vontade de queres ganhar!!!

Vou puxar e batalhar com eles..

Até agora foram os testes, mas o 1º jogo é uma final..

Saudações Benfiquistas..

Ass: Diabos Name

LF disse...

Benfiquistas:
Temos a obrigação moral de apoiar o nosso clube nesta eliminatória, pelo menos, na mesma medida em que o fizeram os adeptos do adversário.
Ninguém pode faltar ao jogo do ano. Não podemos ficar de fora.
Bilhetes desde 10 euros para sócio e desde 20 para público em geral. O Benfica merece.
Divulgem esta mensagem o mais que possam.