quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

A vergonha do costume...

Retomo o contacto com os nossos estimados leitores após uma gratificante paragem natalícia de 4 dias. Espero que todos tenham tido um excelente Natal mas acima de tudo que o tenham vivido com Mística!!

Apesar de os últimos dias serem supostamente de calma, reflexão, descanso e PESada, parece que para alguns jornalistas desportivos isso não e bem assim. Então não é que, após 4 dias sem se quer olhar, ler, ouvir ou interessar sobre qualquer coisa relacionada com desporto, quando chego ao trabalho e vou ler as últimas notícias me deparo com uma quantidade indiscritível de novidades sobre os "novos" reforços de Inverno do BENFICA!!

Bem, para ser honesto eu já estava à espera já que esta vergonha acontece todos os anos...Ano após ano os nossos queridos jornais desportivos tem o prazer de nos brindar com uma nova equipa (normalmente sempre cheia de craques) para o Glorioso!

Desta vez parece que quem está a caminho é o Marcelo Mattos do Corinthians (eleito o 3º melhor "trinco" do campeonato brasileiro). Segundo li, o acordo já estava muito próximo e era quase certo que ele vinha jogar para a Luz. No entanto, hoje o Corinthians e o próprio jogador já vieram dizer que ainda nem se quer receberam um 1º contacto do BENFICA, quanto mais "tar próximo da Luz"...Enfim isto é o que toda a gente já estava à espera, só mesmo os jornalistas é que devem ter ficado espantados com tais declarações.

Mas a situação não se fica por aqui. Também já li que está a caminho uma das revelações de um torneio da Argentina, um tal Oscar Cardozo (uruguaio e ponta de lança). Mas o mais engraçado é que também se diz nesta mesma notícia que ele vem para substituir o Kikin. Epah isto já parece o tombito nas aulas práticas... Então o mexicano já disse que só resolve a sua situação em Janeiro, mas os nossos jornalistas já sabem que ele vai sair! Brilhante! Não sei então porque é que ainda estão a trabalhar para um mero jornal, se na realidade conseguem antecipar o futuro também podiam antecipar a chave do EuroMilhões e desaparecer para sempre da nossa vista! Era um bem que faziam a este país! E já agora, o Fernando Santos, por acaso, já disse que não conta com o Kikin para o resto da época?

A juntar a estas ainda ha muitas outras, como o Beto estar a caminho da liga chinesa?!? O Alcides também está de saída, o Luisão também pode estar a caminho da Juventus e o Anderson pode ir para o Brasil...

Enfim, tal como eu digo estes jornais só servem para um gajo se rir um bocadinho porque para ser informado...


Agora mudando um bocadinho de assunto, também saiu hoje na imprensa aquilo que acho que toda a gente já estava a espera...O Pepe ser chamado à seleção Portuguesa e repito Portuguesa!! Caso isto se venha a concretizar (o que eu não tenha dúvidas que vai acontecer se o xôcolari se mantiver lá) será o 2º brasileiro a integrar a seleção das quinas! Sinceramente não sei se vale a pena continuar a torcer por esta seleção, que por este caminho será quase só brasileirada dentro de pouco tempo!

Mas o mais curioso é também a vergonhosa "opinião" da imprensa desportiva. Já à vários meses que vêm fazer uma propaganda inadmissível no sentido de colocarem o Pepe na seleção Portuguesa. Pior que isso, é não serem capazes de opinar sobre a não convocação de muitos e bons atletas portugueses, que por acaso para aquela posição do campo até abundam. Isto é que a imprensa desportiva deveria gastar o seu tempo a investigar e não a promover obscenamente jogadores estrangeiros que só porque jogam em Portugal à 4 ou 5 anos já podem representar a nossa selação.

Gostava também de frisar que isto não e nada contra o Pepe (que por acaso até é um jogador acima da média) nem contra outros jogadores estrangeiros em situação semelhante.

Já agora uma pequena nota final para dar os parabéns ao blog pois completa hoje uma semana de vida (nunca pensei que fosse durar tanto...)

SÃO AZUIS, MAS VIVA O BENFICA!!

2 comentários:

Legion disse...

Deusébio, mais um post a cascar nos nossos "competentes" jornalistas desportivos... De facto, é tão grande o pano para mangas que poderíamos ter dedicado todo um blog a esse assunto...

Enfim, nem vou fazer mais qualquer comentário relativo a esse assunto, pois há muito que estou habituado a especulações de entradas e saídas... Basta-me dizer que, se metade (!) das transferências que estes jornais (nomeadamente o jornal não oficial do sporte) anunciam se concretizassem, o Benfica tinha uma equipa nova todas as temporadas...

No que respeita à (mais que) provável convocação do Pepe, vamos por partes:

1 - Pepe é um jogador acima da média;

2 - Existem outros jogadores do mesmo calibre, portugueses e a actuar em Portugal, para a mesma posição;

3 - Porque é que os nossos competentes jornalistas e comentaristas fazem verdadeiras odes ao Pepe há cerca de 3 meses?

4 - Porque é que nunca antes se tinha debatido o tema da naturalização de jogadores, até chegar o sr. scolari?

Enfim, o que quero dizer com tudo isto, é que se, de facto, tanto Pepe como Deco são jogadores acima da média (especialmente no caso do segundo), parece-me que os nossos simpáticos jornalistas têm uma tendência para galvanizar estes jogadores estrangeiros, sem primeiro considerar alternativas credíveis e, acima de tudo, nacionais.

Se é verdade que tanto Deco como Pepe têm lugar na nossa selecção, porque é que o mesmo não se diz de Quaresma ou Ricardo Rocha?

Não é nacionalismo, é uma questão de apostar no futebol nacional...

Deusébio disse...

Realmente não sei o que dizer mais, a promoção que a imprensa desportiva vem fazendo ao Pepe é incrivel!! Não se percebe mesmo! Aliás percebe-se uma vez que alguém está por trás disto e eu não vou dizer quem é! (os jornalistas só escrevem o que lhes dizem...ou o que lhes pagam para dizer!)

Pq e q a comunicação social não se questiona pq e q o Zé Castro (defesa central jovem do Atlético Madrid) não e convocado? pq e q não fazem entrevitas e promoções dele como fazem do Pepe quase todos os dias??

Fica a questão...