quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Sofrido...

Uma vitória muito sofrida e uma exibição muito pálida, foi assim que o BENFICA 07-08 começou a época. As condições estavam reunidas para que se assistisse a um belo espectáculo…final de tarde agradável, vésperas de feriado e 55.722 espectadores nas bancadas, a grande maioria deles vestidos a rigor! Porém, nada do que se esperava se confirmou (a não ser a magia do Maestro, mas já lá vamos).

A 1ª parte começou muita lenta com o Copenhaga muito fechado e a tapar bem os espaços perante (aliás o que aconteceu praticamente durante os 90 minutos) um BENFICA sem ideias e essencialmente sem movimentação e velocidade no seu jogo ofensivo. Uma excepção aconteceu por volta do 1ºquarto de hora quando o Rui Costa tira um cruzamento perfeito e Cardozo de cabeça manda a bola muito perto do poste. Aos 25’ surge o 1-0, uma magnífica ameixa do Maestro do meio da rua! (não sei se repararam como é que a jogada começou…uma recuperação de bola no meio campo do Cardozo). Daí em diante até ao final da 1ªparte o Glorioso desapareceu do jogo e permitiu que o Copenhaga criasse algumas jogadas de perigo perante uma consistência defensiva muito débil…(a lesão do Luisão também não terá ajudado, aliás foi devido a essa lesão que surge o golo dos dinamarqueses após um alívio péssimo do brasileiro).


No início da 2ª parte o engenheiro mudou de táctica, para o 4-3-3 e pareceu por momentos que iríamos ter uma 2ª parte muito mais movimentada e produtiva…porém com o passar do tempo notou-se que a falta de ideias e a lentidão da equipa estavam de volta. A esperança de resolver a eliminatória logo ali na LUZ estava então completamente arredada. A meio da 2ª parte Cardozo tem um disparo esplêndido mas o redes atirou para canto (seria um grande golo…este paraguaio não engana, tem condições para vir a ser o tão ansiado ponta de lança e goleador! As defesas adversárias que se ponham a pau). Já perto do fim e quando poucos acreditavam que no mínimo o BENFICA conseguiria ganhar o jogo (entre os quais eu) surge mais um óptimo trabalho de Cardozo na área que assiste o Maestro para este mandar mais uma bucha para a baliza dos dinamarqueses. Após o 2-1 acreditei que ainda era possível chegarmos ao 3-1 e não estivemos muito longe quando nos últimos minutos sufocamos o adversário porém faltou aquele último toque.


Enfim, fica para a história o resultado e esperemos que na 2ª mão o senhor engenheiro não se lembre de ir jogar pró 0-0 como fez na época passada.


Agora aqui ficam as habituais notas individuais:


Quim (7) – Pouco ou nada podia fazer no golo e sempre que foi chamado a intervir fê-lo bem e com segurança.

Luís Filipe (4) - O 1º jogo oficial com a camisola do BENFICA não podia ter sido pior…muitos passes falhados, muito macio nas marcações e quase não subiu (a excepção dos últimos minutos quando realizou 3 centros seguidos para a área…o que dá a entender que se subir mais vezes ao longo do jogo…). Não se entendem os assobios permanentes para o jogador…não e assim que ajudam o homem!

Luisão (4) – Dos poucos minutos que esteve em campo antes de se lesionar, notou-se alguma instabilidade (não sei se era porque já não se sentia bem ou não…). A culpa do golo e totalmente dele…

David Luiz (7) – Mais uma boa exibição do “puto” mostrando que realmente merece ser titular ao lado do patrão da defesa! Aquela atitude perto do final do jogo é que não se pode voltar a repetir…alguém lhe precisa de puxar as orelhas…

Léo (8) – Mais uma grande jogatana do pequeno Léo…porém teve alguns erros na defesa nada habituais, mas também é verdade que o ritmo competitivo não e o melhor…

Petit (7) – Mais um jogo bastante razoável do pitbull, ajudou e muito a defesa, porém o passe parece ainda não estar bem afinado.

Katsouranis (5) – 1º jogou no meio campo e depois a central. No meio campo esteve pessimamente…não correu, chegou sempre atrasado às bolas, esteve mal posicionado e a qualidade de passe foi medonha! Não seu o que se passa com o homem…Quando recuou para central, jogou um pouco melhor (pudera ali já não precisa de correr metade do que quando actua no miolo)…porém esteve muitas vezes pessimamente posicionado, pensando certamente que ainda estaria a jogar no meio campo.

Nuno Assis (5) – Exibição muito pobre…esteve muitos furos abaixo daquilo que já nos habituou. A qualidade de passe também foi muito fraca e revelou uma falta de ideias enorme.

Rui Costa (9) – O grande Maestro está de volta! E os golos também! Uma exibição bastante conseguida brindada com 2 golos muito bons! Convém lembrar que o homem já tem 35anos e que ao fim de quase 90 minutos ainda teve força para mandar aquela ameixa lá para dentro! Joga sempre em progressão, por isso a razão de alguns passes saírem falhados, pois muitos dos outros jogadores só estão habituados a jogar pós lados e para trás! Que continue assim!

Bergessio (7) – Gostei da exibição do argentino e sinceramente não percebi a substituição. Foi na 1ª parte um dos jogadores mais esforçados. Teve uma boa iniciativa a meio da 1ª parte que acabou com um remate de pé esquerdo sem direção.

Cardozo (8) – Apesar de ter passado um pouco ao lado do jogo (nota-se que a forma física ainda não e a melhor), na verdade foram dele as 2 assistências para golo e foram também dele as outras 3 oportunidades de golo que o BENFICA teve. Tenho grandes esperanças neste jogador!

Freddy Adu (4) – A par de Luís Filipe foram os piores do BENFICA em campo. Tenho também grandes esperanças neste jogador e nota-se que tem qualidade (que no entanto precisa ainda de ser muito trabalhada…pois lá na terra dos terroristas nem tácticas deviam existir…). Porém, passou completamente ao lado do jogo…aliás não percebo como é que um jogador que fez meia dúzia de treinos é logo a 1ª opção para entrar. Andou completamente perdido no campo…não sabia em que posição tinha de jogar (admito que o esquema do engenheiro não seja fácil de assimilar à 1ª, mas…). O facto de também ainda não falar português pode ter sido um entrave a uma melhor comunicação com os colegas. Mas também não e com assobios que vão ajudar o miúdo…

Fábio Coentrão (6) – Deu mais velocidade ao flanco esquerdo, porém a mania irritante que tem de se estar sempre a mandar pró chão só o prejudica…depois quando na realidade e mesmo falta o árbitro não marca. Outro que precisa que alguém o ensine a fazer menos fitas e a jogar mais futebol (que ele até demonstra saber).

Nuno Gomes (6) – Entrou perto do fim e deu mais alguma clarividência naquele meio campo ofensivo. Apesar das constantes bocas que leva, acho que ainda nos vai ser muito útil este ano.

Fernando Santos (4) – A equipa continua amorfa e sem vontade de ganhar…as ideias não existem, a ligação dos sectores, especialmente do ataque com o meio campo, não existe e eu pergunto, para que serviram 1 mês e meio de preparação? É certo que o plantel parece um hospital e que têm entrado e saído jogadores como uma pessoa troca de sapatos…mas neste momento da época exigia-se mais, muito mais! Como referi a entrada do Adu pareceu-me precipitada…era preferível 1º ter entrado o Coentrão. Uma coisa pelo menos parece ter mudado…as substituições acontecerem aos 90’+1!

Espectadores (5) – Excelente moldura humana (55.722), porém estava a espera de mais. Quanto ao comportamento dos adeptos não gostei do que vi e ouvi. Acho incrível como é que logo no 1º jogo já estão a assobiar os jogadores e treinadores…ainda por cima muitos deles acabados de chegar e jovens…esta gente ainda não percebeu que assim não vai a lado de nenhum. Não e a insultar e a apupar os jogadores que se dá apoio, se é para isso, volto a dizer, FIQUEM EM CASA!! É preciso apoio, incentivo, puxar pela equipa (por alguma razão o público é chamado de 12º jogador).


Agora aqui ficam as notas de repúdio:


Nota nº1 – Mais uma vez a imprensa não deixou passar a oportunidade de abaldrabar os factos e deitar a equipa do BENFICA abaixo. Não é que eu ache que a exibição tenha sido boa, já o disse anteriormente que não foi, mas chegarem ao desplente de dizer que o BENFICA, perdão, que o Maestro marcou 2 golos e para além disso só fizemos mais um remate, é duma hipocrisia nojenta! Devem-se ter esquecido dos 2 cabeciamentos perigosos do Ala Cardozo e do remate do Petit por cima da trave.


Nota nº2 – Curioso o facto de um tal dossier “anónimo” supostamente cheia de “bombas” ter aparecido no dia de um dos jogos mais importante da época. Esta escumalha do norte anda com os calos entalados e então agora decide tentar desviar atenções…Parece que foi enviado por uns tais senhores da PJ…por acaso não seram esses os senhores que também avisaram o trafulha mor antes de lhe irem visitar a barraca? Não seram esses os senhores que arquivaram a maioria dos processos do apito? Eu pergunto uma coisa, se eu no meu trabalho “espalha-se” informação confidencial para fora de portas, ao fim de 2 anos ainda estaria a trabalhar lá? Não me parece…Que credibilidade têm estes “inspectores” para agora viram acusar quem quer que seja? Quem é que os mandou fazer isto agora? Não é preciso pensar muito…mas tal como o LFV disse, investiguem tudo e rápido!

SÃO AZUIS, MAS VIVA O BENFICA!!

2 comentários:

Anónimo disse...

É verdade, a exibição não foi a melhor, depois do GOLÃO do Maestro ainda pensei que pudessemos mudar o ritmo de jogo e chegar ainda na 1ª parte ao segundo, mas depois de um mau alivio do "dono da defesa do BENFICA" - Luisão sofremos o golo e a reacção não foi a melhor... tanto na 1ª como na 2ª parte!!
Adu, Luis Filipe, Kats e Nuno Assis ainda mostram falta de ritmo, mas mais uma vez o Maestro mostrou ser um grande Jogador, Grande Benfiquista e extremamente necessário ao nosso clube e com isto termino dizendo apenas 1 coisa mais: Tu és Grande, REI COSTA...OBRIGADO

Deusébio disse...

Pois...tb pensei q dps do golo do Maestro aquilo endireitasse e iamos conseguir resolver a eliminatória na Luz...mas a lesão do Luisão estragou tudo...

Enfim, vamos esperar pela 2ªmão, mas 1º esta o Leixões já amanhã!

Força Benfica!!