sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

O primeiro e o último?

Mas que belo jogo ontem...4-0 ao Belenenses com 4 marcadores diferentes! Apesar de não ter sido uma brilhante exibição foi o q.b. para arrecadar os 3pontos. O que se passou ontem foi que a eficácia ofensiva foi muito elevada, coisa que nos jogos fora de casa teima em não acontecer. O BENFICA produziu 6, 7 situações claras de golo e marcou 4, se na Naval tivessem tido esta eficácia, neste momento estávamos a pisar os calcanhares aos talentozinhos e a apenas 5 pontos do Porco (que ainda vai ter de vir jogar ao Inferno da Luz). Mas enfim, o que interessa é que fechamos em grande o ano e que no início de 2007 provavelmente vamos ter dois novos reforços: Mi Mi Miccoli e Maestro 10!!

Tal como referi no post de ontem, este jogo seria o tudo ao nada para o Kikin e agora que passado está o jogo continuo a pensar da mesma maneira. Acho que é um boa opção para termos no banco. Finalmente conseguiu fazer aquilo que mais gosta, que é marcar golos! Foi o 1ºgolo em jogos oficiais para o mexicano. Mas a sua exibição não se ficou por aqui...o Kikin correu e lutou bastante até ao minuto 81 (no qual foi substítuido pelo Manú). É um jogador possante que ganhou a maioria das bolas divididas, tanto de cabeça como com os pés. Quem está no estádio é perfeitamente capaz de ver que tem um grande sentido posicional, falta-lhe talvez um pouco mais de confiança na hora do remate, mas acho que é um jogador com qualidade suficiente para permanecer no plantel do Glorioso e, como tal, espero sinceramente que ele não seja emprestado até ao final da época como a imprensa tem insistido ao longo desta semana.

Aqui ficam as minhas notas à exibição individual de cada jogador:

Quim (9) - Uma exibição a roçar a perfeição! Apenas uma saída em falso ainda no primeiro quarto de hora. Fez meia dúzia de excelentes defesas e lançou vários contra-ataques com rapidez. Que continue assim.
Nélson (6) - Faltou-lhe aquela velocidade de outros jogos e os centros teleguiados. A defender também não esteve nos seus melhores dias.
Luisão (7) - Ganhou praticamente todos os lançes divididos, negativamente apenas uma falta desnecessária (já perto do fim do jogo) que originou um livre à entrada da área muito perigoso.
Ricardo Rocha (8) - Imperial! Faz o trabalho dele e ainda vai às sobras. Mais uma grande exibição, Ricardo Rocha parece estar a atravessar a melhor temporada no Benfica! Não se percebe como não é chamado com regularidade à seleção nacional.
Léo (8) - Incansável. Corre, corre, corre e não se cansa. Defende e ataca a um ritmo imprecionante. Ele e o simão fazem um corredor esquerdo temível.
Katsouranis (6) - Já o vimos fazer exibições bem melhores. Mas também é certo que sem Petit ao lado tem de ficar muitas vezes mais recuado não participando com regularidade no ataque. No entanto, numa bola parada lá estava ele no lugar certo para fazer o seu 5ºgolo da temporada.
Karagounis (6) - Correu enquanto pôde. Teve uma oportunidade flagrante de golo, mas o remate saiu muito ao lado, porém viria a ser dele o centro para o 3ºgolo. Saiu na hora certa, quando foi preciso dar mais rapidez e frescura ao meio-campo.
Nuno Assis (7) - Mais um excelente jogo deste jogador que tem sido vitima nas ultimas semanas de guerras ridiculas entre supostas organizações com credibilidade. A par de simão é ele que movimenta e que arranja espaços onde eles não existem, rasgando por completo a defesa adversária. Duas fenomenais jogadas muito parecidas não deram golo por demérito de outros jogadores. Força Nuno!
Simão (7) - Esteve activo, foi algumas vezes à linha centrar mas sem grandes frutos. Marcou o 1ºgolo (penalty) mesmo pressionado pelo sr. Paixão que se lembrou de parar a corrida que o Simão já efectuava para marcar o penalty alegando que alguns jogadores estariam a pisar a linha da área, tentando deste modo desconcentrar o jogador. Mas Simão já com muita experiência que leva no futebol não se intimidou e marcou sublimemente o penalty.
Nuno Gomes (6) - Continua longe dos golos, porém fez uma sublime assistência para Kikin se estrear a marcar. Lutou de inicio ao fim começando a pressionar os adversários logo no seu meio-campo. Precisa de mais golos para ganhar mais confiança.
Kikin (7) - Finalmente marcou o golo que tanto tem procurado. Mas terá sido o seu primeiro e último, espero sinceramente que não. Ganhou inúmeros lances em bolas divididas, mas penso que não está a jogar no lugar certo...encostado mais à linha não favorece o seu estilo de jogo! Kikin é um jogador de área.
Manu (6) - Não veio dar a velocidade que se exigia nos contra ataques. Faltam-lhe minutos de jogo para poder mostrar todo o seu potencial.
Beto (7) - Entrou como sempre debaixo de alguns assobios, mas não se deixa desaminar com isso. Veio dar mais força e frescura que o meio-campo estava a precisar. Jogou com raça embora às vezes demasiadamente ingénuo.
João Coimbra (6) - Pouco menos de 10 minutos em campo deste novo jogador das camadas jovens e que Fernando Santos parece apreciar. No entanto penso que devia ter entrado mais cedo, pois os jovens precisam essencialmente de tempo de jogo para ganharem confiança! Quando o Benfica aos 55 ja ganhava por 3-0....não se justifica a entrada tão tardia. Alguns bons promenores.
Fernando Santos (6) - Mais uma vez peca por fazer substituições tardiamente...na 2ªparte o Benfica estava claramente a perder o meio-campo. O João Coimbra deveria ter entrado mais cedo.
Espectadores (5) - 42.305 foi uma boa casa tendo em conta as circunstâncias, mas penso que devia apoiar mais a equipa, raramente se ouviu o estádio todo a gritar!! Os assobios que teimam em vir da bancada para certos jogadores não se compreendem!

SÃO AZUIS, MAS VIVA O BENFICA!!

5 comentários:

Legion disse...

Deusébio, mais um belo post cheio de mística!
Temos que continuar sempre assim, pelo bem da nação Benfiquista!
Apenas uma nota: creio que nota 5 para os espectadores é muito pouco... ainda mais quando dizes que foi uma boa casa e que se ouviu todo o estádio a cantar...
Concordo, no entanto, na crítica que fazes aos assobios! Goste-se mais ou menos de um determinado jogador (beto, nomeadamente), não cabe na cabeça de ninguém que o público assobie os seus próprios jogadores! Para isso já bastam os adeptos da equipa adversária!
Enfim, apoiem os nossos jogadores, que eles estão em campo a lutar por nós!

SÃO AZUIS, MAS VIVA O BENFICA!

Deusébio disse...

Mas eu nao disse que o publico cantou...eu disse o contrário! raramente se viveram aqueles momentos de vibração total com o estádio todo a cantar!! Faltou um pouco de alegria!

Legion disse...

de facto, tens razão... foi distracção minha... Mas o que não se compreende, de facto, são os assobios...

Legion disse...

Um último comentário... Nuno Gomes longe dos golos? E o último jogo, frente ao Setúbal?

Por outro lado, só mesmo aquele Felipão é que acha que o Ricardo Costa, do FêQuêPiê é melhor jogador que o NOSSO RICARDÃO!!!

Deusébio disse...

Eu sinto-me ofendido como português qdo esse xôcolari xama o r.costa em vez do ricardão!!

Ok o nuno golos marcou contra o setubal, mas qtos golos tem ele nos ultimos 5 / 6 jogos? É logico q ele é um jogador q n e egoista (como o pauleta, subnutrido e companhia) e mtas vezes tenta oferecer os golos aos companheiros! mas por vezes exagera! falta-lhe o instinto matador em alguns momentos!