sexta-feira, 28 de agosto de 2009

BENFICA na Europa

Finalmente temos sorteio!
Para Variar o Benfica continua a ser bafejado pela pouca sorte, ao contrario da Agremiação de Quques do Lumiar onde a cag*da continuar a Reinar.

Cá estaremos para ver qual a desculpa do Paulinho quando for eliminada por equipas de terceira...

Saudações benfiquistas

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Segunda Jornada

Finalmente SORTE!

Sim, finalmente tivemos algo do nosso lado que há tanto tempo nos tem virado as costas! Há quem diga que assim tinha de ser depois de todo o azar que nos assistiu na ronda inaugural contra o Marítimo, mas na minha opinião é mais do que isso, a sorte constrói-se e procura-se, e foi aí que o Benfica deu sinais importantes! Nunca desistimos de lutar e procurar os 3 pontos, num terreno complicado, tendo pela frente um adversário que jogou à imagem do seu treinador o que torna as coisas sempre complicadas.

O Benfica até entrou bem, pressionante e com vontade de resolver logo, mas com pouco gás, destaque para o grande cruzamento de Shaffer (naquilo que é a sua especialidade) a encontrar Cardozo que finaliza da melhor forma, pena o fora-de-jogo correctamente assinalado.

Com o decorrer da partida o Guimarães foi equilibrando o jogo e acabando aos poucos com o ímpeto inicial Benfiquista. O Benfica começou a acusar o jogo na Quinta-feira contra os Ucranianos, particularmente visível em Aimar e Saviola, que denotaram algum cansaço; e sem os quais o Benfica não consegue articular o seu jogo como nos tem habituado.

A historia da primeira parte pode-se resumir a um lance de belo efeito entre Aimar e Di Maria com este ultimo a isolar o compatriota na cara do guarda-redes e a desperdiçar.

Na segunda parte surgem Fábio Coentrão e Keirrison, com as saídas de Saviola e Aimar em franco sub rendimento, mas a historia não se altera, com o Benfica incapaz de encontrar espaços e alternativas ao esquema defensivo montado por Nelo Vingada.

Finalmente aos 20 minutos parece que a vontade e o empenho Benfiquistas serão recompensados, quando Flávio Meireles coloca a mão na bola dentro da grande área.

Com 11 metros entre a bola e Nilson, Cardozo remata desta vez em força mas rasteiro e para o meio, permitindo a defesa com os pés de Nilson. O pânico instala-se na nossa equipa com este falhanço, e o Benfica começa a sentir ainda mais dificuldades em chegar à baliza adversária.

Consciente deste adormecimento Jorge Jesus balanceia o Benfica para a frente, na tentativa de alcançar o tão desejado golo, mas o efeito é o inverso, o perigo chega sempre por parte dos Vimaranenses e para a baliza defendida por Quim, aparecendo várias vezes Targinho com perigo na area, estacando-se a bola ao poste após defesa atabalhoada de Quim e com o Enorme David Luiz a salvar golo certo antecipando-se a Targinho.

Quando as esperanças dos Benfiquistas começavam a vacilar eis que o talismã desta época aparece cravando uma falta no lado esquerdo do ataque, e na cobrança dessa mesma falta encontra Ramires isolado no centro da área que de cabeça factura e decide o jogo.

Penso que este tenho sido um jogo importantíssimo para o Benfica e para as nossas aspirações a Campeões Nacionais, são estes os jogos que é preciso ganhar, quando as coisas correm mal, a equipa aparenta cansaço, os elementos chave estão em dia não... Quando se consegue ganhar só pela vontade e pelo querer!!! Nas ultimas épocas estes seria certaemnte um jogo em que o Benfica não iria além do empate ou quem sabe a derrota.

Notas positivas, num dia globalmente negativo vão para Coentrão, entra sempre bem nos jogos e começa a "reclamar" um lugar no 11 inicial, tem resolvido em todos os jogos.
Di Maria, pareceu-me o jogador mais inconformado com o resultado, não se escondeu, procurou sempre a bola e foi dos mais activos.

Ramires, não só pelo golo que nos deu a vitória, mas por tudo o que fez durante os 90 minutos, ainda tem margem para melhorar, mas temos ali um grande médio.

Finalmente destaque para David Luiz, enorme, assumindo-se como o patrão da defesa, nestes dois últimos jogos em que jogou a central foi uma autentica parede. Arriscaria até talvez a calssifacá-lo como Melhor em Campo.


Saudações Benfiquistas

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Análise à Primeira Jornada

É complicado para mim começar sem apelidar com palavras menos honrosas alguns indivíduos a quem ontem foi dada a honra de pisar o solo sagrado da nossa Catedral! De facto a atitude que a equipa insular encarnou nesta deslocação à Capital foi tudo menos digna, desprestigiando por completo o Futebol.

Admito que as expectativas eram altas, a nação Benfiquista vivia num inebriante estado de certezas e confiança, alimentado por uma pré-temporada que correu de feição e onde até os mais cépticos começaram a acreditar... prova disso a enchente que se verificou este domingo ante o Marítimo.

Realmente tenho alguma dificuldade em lidar com injustiças, e quando estas tomam proporções como a de ontem à noite fico mesmo a bater mal.

Durante a primeira parte o Benfica da pré-temporada não compareceu à chamada, assistindo-se a uma equipa com pouca velocidade, a ressentir-se da falta de entendimento Aimar-Saviola , com o Cardozo longe do que nos veio habituando (talvez culpa da "mini-volta ao mundo" a que foi sujeito para representar a sua selecção) e com a opção de colocar dois laterais adaptados que deram garantias defensivas mas pouco ofereceram em termos ofensivos. A agravar toda esta situação um golo caído literalmente do céu num dos poucos lances, senão mesmo o único, em que o adversário chegou à nossa área. Este golo pesou, e muito... Já que o Benfica pouco mais fez no resto da primeira parte.

A segunda parte ofereceu um "novo" Benfica, e a palavra a que Jorge Jesus recorreu é simplesmente perfeita: "Massacre". Durante a primeira parte o Maritimo apenas se limitou a defender os seus últimos 40m, prova disso as rarissimas aparições de Quim para quem viu o jogo em casa, e até aqui nada de novo...
O que considero ultrajante é o facto de à primeira jornada da Liga uma equipa fazer uma demonstração de tudo o que se pode considerar anti-jogo!!! Realmente o Benfica dominou... Massacrou, criando um numero exagerado de oportunidades de golo, que foram negadas uma a uma pelo "moribundo" guarda-redes, que durante os 90 minutos cumpriu vários milagres! Não, desenganem-se, não me refiro a grandes defesas, os milagres foram outros... Como por exemplo curar em questão de segundos 4 fracturas expostas, ou costelas partidas, canelas arrancadas... enfim quem viu julgou que o guardião não mais sairia dali com vida (a pesar de raramente ter sido tocado...).

Aliado a tudo isto, parece que o Benfica decidiu gastar todo o azar na primeira jornada, mais concretamente na segunda parte da primeira jornada. Como se costuma dizer nestas ocasiões "Nem que lá ficassemos o resto da nite a bolia iria entrar", o unico jogador capaz de tal feito saltou do banco, dando pelo nome de Weldon.

Notas muito positivas vão também para Di Maria, Coentrão (que entrou muito bem em jogo a substituir o lesionado Carlos Martins), Javi Garcia que a cada jogo vai crescendo e demonstrando o grande jogador que é, e o jeito que ainda no vai dar...

Penso que apesar do resultado o Benfica deu garantias de que não foi "apenas" mais uma pré-época de esperanças e sonhos, ontem ficou provado que este Benfica joga e joga bem. A Equipa demonstrou que tudo o que de bom vimos durante a preparação é para manter.

E agora que venham os Ucranianos... TEMOS BENFICA!!!!


Saudações Benfiquistas